A verdade que muitos não sabem é que a cor de um automóvel pode significar mais do que apenas uma preferência estética, impactando em diversas outras questões do veículo, como: segurança, revenda e conforto. Agora, você vai conhecer um pouco mais sobre como essas escolhas influenciam na sua rotina, começando pela:

Uma pesquisa realizada pela “Universidade de Monash”, da Austrália, aponta que carros escuros, como preto e cinza escuro, sofrem cerca de 46% mais acidentes devido ao fato desses veículos não ficarem muito visíveis nas estradas em situações adversas e principalmente durante a noite. 

Por outro lado, veículos brancos e de cores vibrantes oferecem maior visibilidade, o que traz mais segurança em qualquer hora do dia e diminui situações de risco em caso de chuva forte e neblina. 


Nesse caso, estima-se que a cor branca reflita 80% da luz solar visível, sendo muito mais eficiente para conservar temperaturas mais amenas dentro do veículo. 

Por outro lado, cores mais escuras, como no caso o preto, refletem somente 5% desse total, o que fará com que o veículo sofra bem mais com os impactos do sol. 

Além disso, considerando que vivemos em um país tropical, esses carros podem passar muitas horas sob os efeitos da luz solar, podendo inclusive influenciar no consumo do combustível, dependendo do quanto você for utilizar o ar-condicionado.

Você também deve querer saber quais são as cores mais vendidas no Brasil, pois essa informação pode facilitar ou complicar a sua vida na hora da revenda.

De acordo com um levantamento feito pela PPG, as cores mais vendidas na América do Sul são:

– Branco – 39%
– Prata – 27%
– Preto – 12%
– Cinza – 10%
– Vermelho – 7,5%

Viu só como um simples detalhe pode influenciar em tantos aspectos? Agora é hora de colocar essas informações na balança e acertar na escolha do seu próximo carrão. 

E aí, essas dicas te ajudaram? Então você também pode querer contar com a ajuda da Facility no seu dia a dia. Experimente conhecer nossos serviços de proteção veicular ou continue visitando nosso blog para mais notícias. Faltou alguma coisa? Vá até as nossas redes sociais e deixe sua pergunta.

Para mais informações confira nossas matérias no nosso site e não deixe de seguir a Facility em nossas redes sociais