No dia a dia de quem dirige, é esperado que as pessoas façam o possível para respeitar as regras de trânsito, afinal, são elas que garantem a ordem nas cidades, além da segurança de todos os condutores e transeuntes. 

No entanto, muitas pessoas negligenciam os benefícios de agir com gentileza nas pistas, o que acaba por gerar muitos desentendimentos e até acidentes durante o percurso. Por isso, abaixo você vai encontrar algumas dicas essenciais para manter um bom convívio no trânsito. 


Espere a sua vez


Pressionar o carro da frente piscando o farol ou dirigir “colocado” na traseira do outro veículo não vai fazer com que você chegue mais rápido ao seu destino. Na verdade, na maioria dos casos, isso vai estressar o motorista à sua frente, o que pode desencadear uma série de outras ações negativas. Por isso, ao pedir passagem, seja educado, sinalize a intenção de ultrapassá-lo e pisque o farol apenas uma vez, se necessário. 


Não utilize a buzina em excesso


De acordo com o Código Nacional de Trânsito, a buzina só deve ser utilizada com duas intenções: a mais comum é a de fazer advertências a fim de evitar um acidente, enquanto a outra é comunicar ao condutor a sua frente que você deseja ultrapassá-lo. 

No entanto, essa última só pode ser utilizada fora de áreas urbanas, pois ela incomoda grande parte dos motoristas e não contribui em nada quando é utilizada para “reclamar” de quaisquer situações.


Cuidado com ciclistas, motociclistas e pedestres


No trânsito, o “maior” sempre deve agir em defesa do “menor”. Ou seja, devemos proteger aqueles que estão mais vulneráveis em casos de acidentes. Por isso, se você está em um carro, por exemplo, deve agir para proteger esses usuários, dando preferência sempre que necessário. E nunca esqueça de manter uma distância mínima segura de 1,5m em relação a ciclistas, motociclistas e pedestres. 


Cuidado com a velocidade


No trânsito, a pressa é a maior inimiga da segurança! Por isso, nunca exceda os limites de velocidade nas vias, evitando acelerar ou frear forte demais, pois isso pode trazer graves consequências para você e para os outros. Por outro lado, se for andar próximo à velocidade mínima permitida, lembre-se de trafegar pela direita, deixando a passagem livre.  


Respeite a sinalização


Essa é provavelmente a dica mais óbvia e a mais importante de todas, afinal, toda as sinalizações de trânsito existem para evitar acidentes, garantir a ordem e uma melhor mobilidade nas pistas. Por isso, evite correr riscos e aja de acordo com as regras. Só assim podemos contribuir para um trânsito mais seguro. 

A gentileza no trânsito não é apenas uma escolha, mas uma necessidade. Pequenos gestos fazem toda a diferença, por isso, considere aplicar todas essas dicas no seu dia a dia. 
E aí, essa publicação te ajudou? Então você também pode querer contar com a ajuda da Facility no seu dia a dia. Experimente conhecer nossos serviços de proteção veicular ou continue visitando nosso blog para mais notícias. Faltou alguma coisa? Vá até as nossas redes sociais e deixe sua pergunta.

Para mais informações confira nossas matérias no nosso site e não deixe de seguir a Facility em nossas redes sociais