A prevenção sempre vai ser a melhor maneira de evitar imprevistos, problemas e acidentes com o seu veículo. Dessa forma, é muito importante que você faça a manutenção preventiva de cada peça consultando o manual e observando a validade de cada componente. 

Mas como a gente sabe que muitas pessoas não lidam bem com manuais, resumimos aqui as principais dicas para você cuidar do seu veículo do jeito certo. Dá só uma olhada! 


Verifique os Fluidos Regularmente


Certifique-se de que os fluidos do seu carro, óleo do motor, fluido de transmissão, líquido de arrefecimento e fluido de freio, entre outros, sejam substituídos no tempo certo, pois eles desempenham um papel crucial no funcionamento adequado do veículo. 



Preste Atenção no Motor 


O motor é o coração do carro, logo, é preciso um cuidado redobrado em sua manutenção, pois esse componente costuma sofrer com a degradação causada pela combustão interna e desregulagem de substâncias que circulam dentro dele, como o próprio óleo e o combustível. 

Dessa maneira, fique atento com barulhos anormais, superaquecimento ou perda de potência. 



Verifique os freios

Os freios desgastados representam um risco significativo. Faça inspeções regulares nas pastilhas, nos discos e no fluido de freio. Se você notar qualquer sinal de desgaste, como ruídos incomuns ou pedal de freio esponjoso, consulte um profissional imediatamente.

Atenção ao sistema de suspensão


Esse geralmente é o primeiro conjunto de peças a apresentar problemas quando negligenciamos a manutenção preventiva do veículo, o que ocorre porque ele é muito impactado pelo ambiente externo, como por exemplo: estradas esburacadas, quebra-molas e outras mudanças constantes de terreno. 

Por isso, vale a pena verificar o alinhamento do veículo, que deve ser feito a cada 10 mil km rodados e ainda ajuda a manter os pneus conservados. 


Agende inspeções profissionais 


Embora a manutenção regular feita por você mesmo seja fundamental, agendar inspeções profissionais periódicas é igualmente importante. Mecânicos qualificados podem identificar problemas potenciais antes que se tornem grandes dores de cabeça, economizando tempo e dinheiro a longo prazo.

E aí, essas dicas te ajudaram? Então você também pode querer contar com a ajuda da Facility no seu dia a dia. Experimente conhecer nossos serviços de proteção veicular ou continue visitando nosso blog para mais notícias.Faltou alguma coisa? Vá até as nossas redes sociais e deixe sua pergunta.

Para mais informações confira nossas materias no nosso site e não deixe de seguir a Facility em nossas redes sociais