Sabia que existe uma idade mínima para as crianças andarem na moto? E será que você sabe tudo o que é preciso para manter seu filho seguro no carro. Hoje, vamos dar algumas dicas de como garantir a segurança das crianças no veículo para evitar que a criançada corra riscos durante o passeio. Confira!

MOTO

Segundo a regra vigente do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), crianças menores de 10 anos não devem andar na moto. Inclusive, aquelas que não têm condições de cuidar da própria segurança. Isso acontece porque uma criança que tenha alcançado a idade mínima pode ainda não estar apta a andar na garupa de uma motocicleta. O descumprimento dessa lei pode resultar numa infração gravíssima.

O mesmo vale para crianças com certos problemas neurológicos ou doenças crônicas. Afinal, de nada adianta ter a idade necessária, mas não conseguir encostar o pé na pedaleira ou garantir o equilíbrio na moto.

Também é recomendado que os pais avaliem cada caso com atenção. Um braço engessado, roupas inapropriadas ou altura insuficiente, por exemplo, também podem colocar em risco a vida do passageiro. E, além disso, não podemos esquecer que ambos (piloto e passageiro) devem estar usando os equipamentos de segurança adequados, como capacete com viseira abaixada, calça e até luvas.

CARRO

No carro, também é necessário ter um cuidado redobrado! Afinal, estamos falando de crianças e precisamos ser cautelosos com nossas escolhas. Por sorte, existem maneiras simples de manter as crianças protegidas no veículo. Que são:

Na frente ou atrás?

Somente crianças com 10 anos ou mais, podem ser transportadas no banco da frente. As demais devem estar no banco traseiro, sempre na cadeirinha. A única exceção, nesse caso, é para veículos que não tenham um banco traseiro.

Qual cadeirinha usar?

Segundo as exigências do CTB, as cadeirinhas devem ser usadas de acordo com a idade e peso da criança, dividido em 3 tipos: “Bebê conforto”, para crianças de até 1 ano e 10kg. “Cadeirinha”, para crianças entre 1 a 4 anos. E “Assento de elevação”, para menores acima de 4 anos, que não tenham altura suficiente para deixar o cinto longe do pescoço.

Oriente as crianças para obedecer às regras.

Crianças maiores também devem conhecer certas regras de segurança. Não subestime a capacidade dos seus filhos, e ensine-os sobre a obrigatoriedade de só serem transportados usando o equipamento de segurança adequado, e de se manterem com ele até o final do percurso.

E aí, essas dicas foram úteis? Então, conte com a ajuda da Facility no seu dia a dia. Experimente conhecer nossos serviços de proteção veicular ou continue visitando nosso blog para mais notícias.

Faltou alguma coisa? Vá até as nossas redes sociais e deixe sua dúvida.