Pensando na sua próxima viagem de férias, mas não sabe quando deve fazer a revisão e checar o seu carro? Não se preocupe, pois aqui nós vamos desmitificar as suas principais dúvidas sobre o assunto, tudo para você ter um passeio mais tranquilo e seguro. Não saia de casa antes de conferir essas dicas fundamentais.

Vamos lá! A primeira coisa que você precisa entender, de uma vez por todas, é que que rodar pouco NÃO o desobriga de fazer uma manutenção preventiva. Na verdade, o que acontece é exatamente o contrário, pois carros que andam pouco estão sujeitos a até mais riscos do que carros com maior quilometragem. Por isso, confira mais dicas quanto à revisão correta do veículo.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE FAZER A REVISÃO PERIÓDICA?

Fazer a revisão é o melhor jeito de evitar dores de cabeça e sofrer imprevistos na estrada. Afinal, ninguém quer ter uma viagem em família prejudicada por um problema mecânico que poderia ter sido evitado em poucos minutos na oficina. Esperar a sorte é legal ao jogar caça-níqueis de jackpot criptográficos, mas quando se trata de uma longa viagem, é melhor que tudo corra sem surpresas desagradáveis.

Para evitar esse tipo de situação, é necessário fazer uma vistoria geral nos componentes como: oléo do motor, filtros de ar, freios, desempenho do consumo de combustível, dentre outras coisas.

CONSULTE O MANUAL!

Acredite, se tem alguém pode dizer qual é o período de vida útil de cada componente, esse alguém é a própria montadora. Por isso, no manual você pode encontrar um plano de manutenção do modelo, que considera a quilometragem e o tempo de uso do veículo. Ou seja, vale a pena dar uma conferida nessas informações.

MANTENHA UM HISTÓRICO DA QUILOMETRAGEM.

Dependendo do fabricante, a quilometragem ideal pode variar bastante, fechando o momento certo para a revisão geral entre 10 mil quilômetros rodados. Mas, nesse meio-tempo, é normal que sejam feitos diversos serviços de manutenção básicos como: alinhamento, balanceamento de rodas e pneus, dentre outros.

Por isso, é importante que você mantenha um histórico dos serviços realizados. Dessa forma, você evita de esquecer, por exemplo, quando cada peça foi trocada. Anote em um lugar de fácil acesso e use essas informações para tomar decisões assertivas nas próximas vistorias.

FIQUE ATENTO AO TEMPO DE USO.

O tempo é um fator muito importante na hora de fazer a revisão do carro. Novamente, a recomendação pode variar de acordo com o fabricante, mas os períodos geralmente oscilam entre 6 meses e 1 ano.

Para deixar claro, mesmo que você ande pouco, alguns componentes se deterioram naturalmente com o tempo, como o óleo do motor, por exemplo. Por isso, a troca do lubrificante é indicada. Caso contrário, o óleo velho pode formar uma espécie de pasta no motor, que pode evoluir para uma crosta e prejudicar o funcionamento. Se isso acontecer, no fim das contas, o preço do conserto pode ser bem superior ao da troca.

E aí, gostou das dicas? Então você também pode querer contar com a ajuda da Facility no seu dia a dia. Experimente conhecer nossos serviços de proteção veicular ou continue visitando nosso blog para mais notícias.

Faltou alguma coisa? Vá até as nossas redes sociais e deixe sua dúvida.