Preparar-se corretamente para qualquer avaliação é requisito fundamental para um bom desempenho. E no exame teórico de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é diferente, estudar o que normalmente cai na prova é a melhor forma de não ser surpreendido no momento da avaliação dos seus conhecimentos.

O exame prático do Detran avaliará tudo o que você aprendeu nas 45 horas de aula na sua autoescola, não há o que temer. O exame é formado por 30 questões de múltipla escolha e você precisará acertar 70% da prova, ou seja, 21 para ser aprovado.

8 matérias específicas são exigidas nos exames teóricos do Detran, são elas:

-Processo de Habilitação (5 questões);

-Circulação e Conduta (5 questões);

-Cidadania e Meio Ambiente (2 questões);

-Primeiros Socorros (3questões);

-Direção Defensiva (5 questões);

-Mecânica Básica (2 questões);

-Sinalização de Trânsito (5 questões);

-Infrações e Penalidades (3 questões);

Além das aulas teóricas da autoescola, outra ótima forma de estudar é realizando os testes simulados do Detran. As questões do simulado online são muito semelhantes às que caem na prova oficial, por isso é uma ótima maneira de identificar em que matéria você precisa de mais atenção. Você pode realizar o simulado online no site: http://simulado.detran.rj.gov.br/ .

Você terá 40 minutos para responder as 30 questões do exame teórico do Detran. Responda primeiro as que você tem certeza, depois retorne para as mais difíceis.

Chegue no local de exame com antecedência e tente relaxar. Você já terá memorizado tudo o que aprendeu durante as aulas e estudos, então aproveite os minutos que antecedem a prova para relaxar a mente. Ansiedade, nervoso e estresse podem prejudicar o seu desempenho e provocar o esquecimento de matérias que você aprendeu.

Se você não conseguir ser aprovado no exame teórico, poderá refazê-lo após 15 dias.

Agende o seu exame quando estiver calmo, seguro e confiante o suficiente para ter um bom desempenho.

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também aprendam como se preparar para o exame teórico de obtenção da CNH.