O código de trânsito brasileiro (CTB) é composto por 20 capítulos e 341 artigos criados para preservar a vida e a proteção no trânsito. Ou seja, é muito importante que todos saibam as leis, mas, ao mesmo tempo, não é incomum que condutores sejam multados por infrações que não conhecem.
 
E foi pensando nisso que trazemos mais artigos para você conhecer: porque conhecimento é proteção.

Confira a lista que preparamos:

Lei do escapamento lateral adequado:

Os motoristas devem manter uma distância lateral segura de 1,5 metros ao ultrapassar ciclistas e motociclistas. Além disso, essa prática é essencial para evitar acidentes. Essa medida é fundamental para proteger a integridade de todos e evitar acidentes graves. Então, fique atento!

É proibido andar com o veículo muito devagar:

Embora muitos pensem que dirigir devagar é sempre seguro, trafegar em velocidade muito abaixo do limite pode ser perigoso. Um veículo muito lento pode atrapalhar o fluxo normal do trânsito, causar engarrafamentos e até provocar acidentes, especialmente em rodovias. Por isso, a lei exige que o condutor mantenha uma velocidade compatível com a via e as condições de tráfego. Caso contrário, pode receber uma multa por infração média, no valor de R$ 130,16, além de perder pontos na carteira.
Proibição do uso de luz alta em vias urbanas:

Proibição do uso de luz alta em vias urbanas:

Essa norma visa evitar a utilização incorreta de luzes altas, que podem ofuscar a visão de outros condutores e causar distração em vias urbanas.

Para aumentar a segurança, os motoristas devem usar a luz alta apenas em locais com pouca iluminação, como estradas rurais à noite. Caso contrário, o uso inadequado pode causar desconforto visual nos condutores que trafegam no sentido oposto.

Jogar água nos pedestres:

Passar propositalmente em poças d’água para molhar pedestres é uma infração de trânsito. Logo, os agentes de trânsito poderão multar e retirar pontos da carteira de quem for flagrado praticando essa ação. Entretanto, basta a vítima anotar a placa do veículo e se dirigir à delegacia de polícia mais próxima a fim de fazer uma denúncia.

Estacionar longe da calçada:

Se o motorista não respeitar a distância entre o veículo estacionado e a calçada, ele cometerá uma infração grave. Consequentemente, isso pode resultar em uma multa de R$ 195,00, perda de cinco pontos na carteira e até a remoção do veículo. Desse modo, evite estacionar em cima de calçadas, canteiros e ciclovias, por exemplo.

E aí, você já conhecia algum desses artigos? Lembre-se que a proteção no trânsito deve ser sua prioridade e aproveite também para conhecer os benefícios que Facility oferece. Aqui, você vai encontrar um plano completo para o seu veículo e sua família.

Tem Facility, Tá tranquilo!

Quer conhecer mais? Fale conosco e aproveite.

Tel: 4003-0888 | 4000-1470

WhatsApp: (21) 98272- 5212 – E-mail: atendimento@facility.org.br

Ou em nosso site.

Para mais informações confira nossas matérias no nosso site e não deixe de seguir a Facility em nossas redes sociais