Escolher a cadeirinha mais segura para as crianças é uma decisão crucial para garantir o bem-estar durante os passeios de carro. Principalmente por ser uma exigência legal, utilizar a cadeirinha mais segura e adequada pode salvar vidas, protegendo a criança de possíveis acidentes. E, neste post, nós vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, desde a escolha até a instalação. Confira!
Quais são os principais tipos de cadeirinhas disponíveis?
Antes de tudo, você precisa saber que existem vários modelos, cada um projetado para diferentes faixas etárias e pesos. São eles:
- Bebê conforto (0-13 kg)
Ideal para recém-nascidos e bebês de até aproximadamente 1 ano de idade, o bebê conforto é instalado de costas para o movimento do carro. Pois, essa posição é a mais segura para os pequenos, pois protege a cabeça, o pescoço e a coluna em caso de impacto.
- Cadeirinha (9-18 kg)
Indicada para crianças de 1 a 4 anos de idade, a cadeirinha é instalada de frente para o movimento do veículo. Sendo assim, ela possui cinto de segurança próprio e proporciona maior estabilidade e conforto para crianças que já conseguem se sentar sozinhas.
- Assento de elevação (15-25 kg)
Destinado a crianças a partir de 4 anos de idade, o assento de elevação ergue o seu filho para que o cinto de segurança do próprio carro passe de forma adequada sobre o corpo, assim evitando lesões em casos de acidente.
Como faço para instalar a cadeirinha?
Vale lembrar que a instalação correta da cadeirinha é fundamental para garantir sua eficácia. Por isso, sempre consulte o manual do fabricante para seguir as instruções específicas. De modo geral, a cadeirinha deve ser fixada de maneira firme no banco do carro, utilizando o cinto de segurança ou o sistema Isofix. Além disso, certifique-se de que não há folgas e que a cadeirinha não se movimenta mais de 2 cm para os lados ou para a frente.
Qual a melhor posição para instalar a cadeirinha?
#1 No meio do banco traseiro:
As pessoas geralmente consideram o meio do banco traseiro a posição mais segura, porque está mais distante de possíveis impactos laterais. No entanto, verifique se o seu carro possui o cinto de segurança adequado para essa posição ou o sistema Isofix.
#2 Atrás do banco do passageiro:
Colocar a cadeirinha atrás do banco do passageiro é uma escolha prática, pois permite que o motorista veja a criança com mais facilidade e acesse-a rapidamente em caso de necessidade, isso também facilita o desembarque pelo lado da calçada. Sendo assim, ela é ótima para quando você está viajando sozinho com o seu filho.
#3 Atrás do banco do motorista:
Embora menos comum, essa posição é uma opção válida e pode ser utilizada quando as outras posições não são viáveis. Assegure-se de que a cadeirinha está bem fixada e que o espaço não interfere no conforto e na visibilidade do motorista.
Agora você entende que escolher a cadeirinha mais segura para as crianças envolve considerar a idade, o peso e a altura, além disso deve seguir rigorosamente as instruções de instalação do fabricante. Dessa forma, assegure-se de posicionar o item no local mais seguro do carro e revise frequentemente a instalação para garantir que ela permaneça firme. Com essas medidas, todos estarão prontos para viajar sãos e salvos.
Acompanhe as redes sociais da Facility para ver mais dicas como essas.
Ah, e se você procura mais benefícios e vantagens para a família inteira, experimente conhecer o nosso Clube Facility.
Com ele, você garante a proteção completa para o seu veículo e ainda aproveita descontos em grandes marcas, como supermercados, restaurantes, farmácias e muito mais. Quer saber mais? Fale conosco e aproveite.
Tel: 4003-0888 | 4000-1470
WhatsApp: (21) 98272- 5212 – E-mail: atendimento@facility.org.br
Para mais informações confira nossas matérias no nosso site e não deixe de seguir a Facility em nossas redes sociais