Você sabe usar corretamente o seu extintor automotivo?

O extintor de incêndio automotivo é um item essencial para a segurança no trânsito, por isso é necessário saber usá-lo corretamente.

Incêndios em automóveis não são frequentes, mas podem ocorrer por acidentes automobilísticos ou falhas mecânicas. É preciso saber manusear o extintor de incêndio automotivo para proteger o seu veículo, a sua vida e a vida do próximo.

Mesmo não sendo mais obrigatório, o extintor de incêndio pode salvar vidas.

Já pensou em uma situação de princípio de incêndio no trânsito e o socorro dos bombeiros demorar mais que o previsto?

Para a segurança de todos, mantenha o extintor de incêndio dentro do prazo de validade sempre no seu veículo e aprenda agora como usá-lo.

 

  • Ao detectar um princípio de incêndio, desligue imediatamente o motor do seu veículo.
  • Se o princípio de incêndio partir do interior do capô, não levante-o de uma única vez, pois a entrada de oxigênio pode fazer com que a chama se alastre.
  • Arrebente o lacre do extintor de incêndio e aperte o gatilho na direção da chama. Caso seja no capô, abra-o parcialmente e direcione a mira do extintor para o interior da área.
  • Quando a chama diminuir, faça movimentos em forma de leque e direcione o jato do extintor para o local de origem do incêndio e a favor do vento. No capô, depois que a chama diminuir, levante a tampa e execute a mesma ação descrita anteriormente neste mesmo tópico.
  • Uma vez que o extintor tenha sido aberto, ele precisa ser totalmente consumido, então despeje todo o conteúdo no local de princípio do incêndio até que qualquer vestígio de fogo seja apagado.

 

Lembre-se que o extintor de incêndio automotivo deve ser utilizado somente em situações de princípio de incêndio, para chamas de maiores proporções, aguarde em segurança a chega do corpo de bombeiros.

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também aprendam como utilizar corretamente o extintor de incêndio automotivo.

2018-09-19T16:42:04+00:00