Você sabe como uma associação de proteção veicular pode te ajudar?

Segundo Eduardo Dias, doutor em Missiologia e especialista em Direito Humanitário, a proteção veicular é uma maneira de garantir que, caso aconteçam acidentes ou outros sinistros, que o seu patrimônio esteja protegido, além de poder contar com serviços de auxílio.

As associações são alternativas mais acessíveis que garantem a segurança do seu automóvel e por isso elas estão se tornando cada vez mais presentes no mercado brasileiro. Mas como elas funcionam? E como saber qual será a associação a sanar suas necessidades?

 

Entenda o que são as mútuas: 

Mútuas são entidades que surgiram a partir de grupos de cidadãos auto-organizados. Como assim? Existem pessoas cujo trabalho depende de seus veículos, como caminhoneiros e taxistas.

Décadas atrás, muitas dessas pessoas eram marginalizadas pelo seguro tradicional, que se recusava a atendê-los porque trabalhavam com cargas perigosas ou por conta das regiões onde exerciam seus empregos.

Frustrados com o mercado tradicional, esses trabalhadores começaram a se organizar em associações nas quais os membros contribuíam para um fundo geral. Quando alguém sofria um acidente ou outro sinistro, os fundos da associação eram utilizados para cobrir os custos do ocorrido.

Assim, os valores de cada sinistro eram divididos e os associados se ajudavam mutualmente.

Com o passar do tempo, as associações foram evoluindo e isso trouxe várias mudanças para o sistema. Elas se tornaram maiores, mais complexas, começaram a oferecer serviços diferenciados e se modificaram para serem capazes de auxiliar os associados de várias formas além de simplesmente cobrir os gastos.

Isso nos traz à associação moderna, que possui uma gama de benefícios para seus associados, desde auxílios no trânsito até descontos em lojas e serviços. É o resultado da evolução dos melhoramentos que a associação oferece aos seus membros.

 

Motivos para buscar uma proteção veicular: 

Mas o motivo principal que leva alguém a buscar a proteção automotiva, isso é, proteger o seu patrimônio, ainda é uma parte essencial das associações. Especialmente quando consideramos o problema que a violência urbana se tornou nas cidades brasileiras modernas.

Dados de 2016 apontam 57 furtos de carros por hora no Brasil. Isso totaliza 1.368 furtos por dia, 9.576 por semana, 38 mil por mês e em torno de 460 mil furtos no ano inteiro. Isso sem contar os roubos, que é quando há ameaça ou agressão à vítima. Alguns lugares são piores que outros, é claro, mas o problema é generalizado.

Segundo um documento produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2015 foram 509 mil veículos perdidos para roubos e furtos. O pior estado nesse ano foi o Amapá, com 824 roubos ou furtos para cada 100 mil veículos. No ranking estadual, Goiás (798 roubos ou furtos a cada 100 mil veículos) e Rio de Janeiro (775 furtos ou roubos a cada 100 mil veículos) aparecem logo atrás.

Embora esses estados estejam liderando a lista, quando o assunto são as capitais os números são diferentes. A líder em roubos e furtos no ano de 2015 foi Porto Alegre (1.610 a cada 100 mil veículos), seguida por Porto Velho e São Paulo. É um problema do qual não se pode escapar no Brasil.

 

Proteção automotiva completa e acessível:

É preciso, considerando essa situação de criminalidade, que o cidadão brasileiro busque formas de lidar com a questão e garantir a segurança do seu patrimônio. Caso sofra um acidente ou um furto, ele não quer ficar de mão abanando, especialmente levando em consideração o trabalho e a economia necessários para adquirir e manter um veículo.

O seguro é uma opção tradicional, porém pode pesar no orçamento ou o segurado pode acabar nas mãos de uma empresa pouco confiável.

Além disso, existe o agravante de que em algumas regiões as seguradoras simplesmente negam novos contratos. Contra essas possibilidades, surgem as associações de proteção veicular, capazes de oferecer serviços com eficiência e a preços acessíveis.

As mútuas estão inteiramente amparadas pela lei, tanto pela Constituição Federal (que garante o direito dos cidadãos à livre associação) como pelo Código Civil.

São organizações legais e que tem todo o direito de funcionar. Inclusive, tribunais estaduais e federais de todo o Brasil chancelaram, nos últimos 10 anos, a licitude da atividade.

 

A Facility é a melhor proteção para o seu veículo:

Nossa empresa persegue a qualidade para estar entre as melhores associações de benefícios, onde a confiança, a credibilidade e a transparência apareçam sempre em primeiro lugar para alcançar cada vez mais a excelência, fidelizar o associado, manter parcerias e ir buscar novas.

O associado pode usufruir de serviços especiais, como assistência residencial, assessoria jurídica, assistência saúde 24 horas e também do Clube de Vantagens Facility, com mais de 80 empresas credenciadas.

Para ser sócio, não há burocracia. Para a Facility não interessa o seu perfil, CEP, SPC, Serasa, nada disso. Qualquer pessoa habilitada pode conduzir o veículo.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe através das redes sociais, do SAC online no site ou pela Central de Atendimento através dos telefones (21) 3476-4008 e (21) 2669-6208.

 

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante.

2018-04-27T18:12:13+00:00