Você possui uma direção perigosa?

Evitar acidentes no trânsito começa pela sua condução, por isso uma autoavaliação sobre a sua postura é essencial para descobrir se você possui uma direção perigosa.

Comportamentos agressivos na direção de um veículo são responsáveis por milhares de acidentes no trânsito todos os dias.

Para dirigir de uma forma segura e atuar na prevenção de acidentes de trânsito é preciso identificar comportamentos na condução de um veículo que apresenta risco para a vida de todos.

Reflita sobre esses temas e descubra se a sua condução é perigosa.

Você é um motorista com excesso de autoconfiança?

Excesso de autoconfiança é uma das principais causas de acidentes no trânsito. Um motorista com excesso de confiança em sua respectiva direção, desafia as regras de trânsito e até de bom senso.

Não esqueça que a sua atenção deve ser totalmente focada no trânsito, afinal, nunca se sabe quando ocorrerá um imprevisto.

 

Você mantém uma distância segura dos outros veículos?

Manter uma distância segura dos outros veículos é um requisito para o motorista que quer evitar acidentes.

Os motoristas mais apressados tendem a colar na traseira do veículo da frente, forçam ultrapassagens e isso apresenta risco para todas as vidas no trânsito.

Através de uma distância segura você consegue parar em uma situação de emergência sem colidir em outro veículo, tem tempo de reação para imprevistos e de frenagem para evitar qualquer obstáculo.

 

Você realiza ultrapassagens perigosas?

Jamais realize ultrapassagens em curvas, subidas e locais sem visibilidade. Não cole no veículo da frente antes de uma ultrapassagem e confira todos retrovisores.

Se outro motorista iniciar uma ultrapassagem, facilite e aguarde até um momento seguro para que você também possa ultrapassar.

 

Veja o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

 

Art. 175. Utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus:

Infração – gravíssima;

Penalidade – multa (dez vezes), suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo;

Medida administrativa – recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo.

Art. 308. Participar, na direção de veículo automotor, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística não autorizada pela autoridade competente, gerando situação de risco à incolumidade pública ou privada:

Penas – detenção, de 6 (seis) meses a 3 (três) anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Art. 311. Trafegar em velocidade incompatível com a segurança nas proximidades de escolas, hospitais, estações de embarque e desembarque de passageiros, logradouros estreitos, ou onde haja grande movimentação ou concentração de pessoas, gerando perigo de dano:

Penas – detenção, de seis meses a um ano, ou multa.

Art. 34. Dirigir veículos na via pública, ou embarcações em via pública, pondo em perigo a segurança alheia.

Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa, de trezentos mil réis a dois contos de réis.

(Como essa lei é de 1941, a multa aplicada ainda aparece em contos de réis.)

 

 

Lembre-se que você também é responsável por vidas.

Respeite as leis, placas e sinalizações de trânsito.

Dirija de forma segura e consciente.

 

Facility na Semana Nacional do Trânsito.

#UnidosPelaVida

 

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também possam descobrir se possuem uma direção perigosa.

 

 

2018-09-25T18:09:46+00:00