Versão da CNH Digital já é obrigatória desde 1º de julho

Em 1º de julho, começou a vigorar a obrigatoriedade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital.
Criado pelo Conselho Nacional de Trânsito, em 30 de janeiro, a CNH Digital foi disponibilizada em abril para todo o estado do Rio de Janeiro pelo Detran.
A CNH Digital possui o mesmo valor jurídico do modelo impresso, porém, apresenta maior mobilidade, pois ficará disponível em aparelhos smartphone e tablets. Além da facilidade de possuir o documento de motorista em seu aparelho eletrônico, a sua segurança é maior, pois os dados são criptografados para assegurar autenticidade da sua CNH.
Boatos virtuais foram compartilhados nos últimos dias com a falsa informação de que a CNH Digital desaparece automaticamente quando o motorista atinge 20 pontos, mas o Ministério das Cidades informou que a versão eletrônica possui o mesmo procedimento administrativo que o documento impresso, ou seja, ampla defesa antes da suspensão do direito de dirigir.
Para obter a CNH Digital é necessário possuir o modelo impresso com QR Code (um código 2D que pode ser escaneado) na parte de trás do seu documento. Com o seu modelo físico, vá até um posto de habilitação do Detran para atualizar os seus dados cadastrais, sem a necessidade de agendamento. Mas se o seu modelo não possuir o QR Code, será necessário a solicitação de uma 2ª via ou renovação da sua carteira de motorista, e, após, a atualização dos seus dados em uma unidade do departamento.
Após isso, é preciso acessar ao site do Denatran (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br) para preencher uma ficha de cadastro. Em seguida, será enviado um código para o motorista, que deverá realizar o download do aplicativo CNH Digital em seu aparelho eletrônico.
Depois de baixar o aplicativo no seu equipamento, será preciso inserir o código enviado pelo Denatran e preencher os seus dados pessoais para ativar a sua CNH Digital.

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam como obter a CNH Digital.

2018-07-31T11:04:28+00:00