Tuning: você sabe o que é?

Palavra que muitos dos apaixonados por carros conhecem, o tuning é basicamente as modificações que você faz para personalizar seu carro. Seja mudando o som, rebaixando entre diversas outras coisas. Porém uma das coisas que poucas pessoas sabem é que essas personalizações precisam estar de acordo com a legislação para evitar multas e principalmente para sua segurança.

Mudando a cor da lataria

Não é só a pintura que é classificada como alteração de cor mas também adesivos ou envelopamentos. Se qualquer um desses citados cobrir mais de 50% de toda pintura ou se não existir uma cor que prevaleça no automóvel, a documentação deve descrever a cor como “fantasia”

Alterando os vidros

Ao colocar o famoso insufilm nos vidros o proprietário deve estar atento com as regras pré-estabelecidas pela lei. Deve saber-se que a película só pode escurecer 30% na janela do motorista e que o máximo permitido é 75% mas somente no vidro traseiro do automóvel. Se as películas de escurecimento estiverem fora dessa determinação o motorista pagará multa e levará pontos na carteira, já que esta é considerada uma infração grave.

Mudança nos faróis

Muito populares hoje em dia, as lâmpadas de Led e Xenon ganharam o coração dos adaptadores, porém se estes quiserem as instalar precisam de aprovação prévia do Detran, visto que pela claridade que emitem, estas podem prejudicar a visão dos outros motoristas. Estão passíveis de multas as lâmpadas que não obtiveram a autorização do Detran para circular e mesmo assim estão nas ruas.

Solta o som, DJ!

Os amantes de música alta no carro devem saber que também existem leis quanto aos amplificadores de som e ao volume deste. Os veículos que tiverem caixas de som ocupando os bancos de trás e todo o porta-malas são considerados irregulares. Qualquer tipo de música que esteja muito alta e perturbe o sossego do ambiente público faz com que o motorista seja passível de multas.

Adaptando os pneus

A proporção entre roda e pneu deve ser sempre mantida. O que significa que se aumentarmos os pneus, deveremos reduzir as rodas e vice e versa.

Mexendo no motor

Os apaixonados por velocidade devem saber que a potência só pode ser aumentada em uma taxa de 10%. Todo mecanismo do carro como suspensões, freios e até mesmo as rodas são projetadas para aguentar até determinada potência e se esta é ultrapassada provoca mau funcionamento destes mecanismos comprometendo a segurança do carro e seus passageiros e podendo causar graves acidentes.

Sobre combustível

Para poder circular com o GNV, seja seu carro movido por gasolina ou etanol, ele deve passar pelas regulamentações do Inmetro. Para isso uma empresa que Inmetro autorize deve fazer uma averiguar e emitir um certificado para o dono do veículo de que este pode ser abastecido por GNV.

Alterando as suspensões

A troca das suspensões são permitidas desde que não sejam de rosca ou ar, porque estas podem prejudicar o funcionamento e a segurança do veículo.

Pisa no freio!

Mudar o sistema de freios é proibido e não é obtido nem mesmo quando solicitado ao Detran.

Personalizando com acessórios

Saias, aerofólios e spoilers são sempre muito amados pelos apaixonados pela customização dos carros. Para coloca-los não tem nenhuma orientação específica mas é sempre bom consultar o Detran antes. No caso dos aerofólios por ajudar no aumento da velocidade “cortando o ar” para isso, podem aumentar a quantidade de combustível a ser colocado no carro.

Rebaixando seu carro

Hoje em dia, rebaixar o carro já é legal pela lei mas algumas regras precisam ser seguidas como a altura medida a partir do solo que deve ser igual ou superior a 100 mm.

Procure sempre o Detran

Antes de gastar o dinheiro no mecânico para customizar seu carro é sempre bom consultar o Detran para saber se o que você deseja fazer está dentro da lei e suas regulamentações.

Seu carro que acabou de ser personalizado está apresentando problemas? Não podemos deixar de lembrar que a Facility tem proteção veicular com assistência 24 horas para remoção de veículos e socorro mecânico para te facilitar sua vida! Tem Facility, tá tranquilo!

Agora conta pra gente: você já personalizou seu carro? O que você mudou?

2018-03-19T21:56:41+00:00