Suspensão do carro: 6 motivos de atenção. - Facility ABM

Suspensão do carro: 6 motivos de atenção.

29 de novembro de 2021
Suspensão do carro: 6 motivos de atenção.

 

Problemas na suspensão do carro podem comprometer o desempenho nas ruas e até causar acidentes. Por isso, é sempre importante ter atenção a todas as peças que compõem o sistema de amortecimento.

 

Então, vamos ajudar você a fazer esse dever de casa listando 6 sinais de que a suspensão possa estar com algum defeito. Sendo assim, fique ligado e já favorita esse conteúdo para tirar suas dúvidas sempre que precisar.

 

  • Instabilidade na direção

A primeira diferença que notamos, quando a suspensão do carro esta com problema, são os solavancos que dificultam a direção do carro. Você vai notar um veículo instável e difícil de controlar.

 

Isso também pode acontecer por conta da falta de balanceamento dos pneus, portanto, para ter mais certeza da causa do problema, você deve dar uma olhada neles.

 

  • Dificuldade nas curvas

Essa também tem relação com a anterior. Se a instabilidade nas curvas é mais acentuada, com uma tendência do carro a sair de traseira, pode ser um sinal de que algum componente da suspensão do carro está com defeito. Sendo assim, leve seu carro a um mecânico de confiança e faça a troca da peça.

 

  • Barulhos

A suspensão do carro é uma peça hidráulica e raramente vai apresentar ruídos. Por outro lado, outras peças do seu sistema podem estar desgastadas e gerar fortes barulhos.

Muitas vezes algumas dessas peças estão com folgas, deterioradas ou até mesmo quebradas. Sendo assim, faça uma inspeção regular a cada 10 mil quilômetros como forma de prevenir casos assim.

 

  • Pneus com desgaste acentuado

Como você já percebeu, instabilidade na direção é comum em suspensões com problemas. Ou seja, a dificuldade de dirigir tem como uma das consequências o desgaste acentuado dos pneus.

Como já foi lembrado, o alinhamento dos pneus também é fundamental para que esse tipo de situação não ocorra.

 

  • Vazamento

Esse talvez seja o sinal mais claro ao lado da direção instável. O vazamento do óleo do amortecedor é muito fácil de ser identificado e, em uma breve análise no corpo da peça, é possível ver vestígios do líquido. Em casos assim, é essencial levar o automóvel para uma assistência o quanto antes.

 

  • Perda de altura do veículo

Esse é um dos principais sintomas de que há algo errado com as molas do sistema de amortecimento.  O mais comum é que também dê para identificar ruídos, desgastes na pintura, ferrugem e elos batendo.

 

Uma dica fundamental para sentir melhor esses possíveis defeitos é testar o carro em altas velocidades, pegando uma estrada. Em uma velocidade média de 80km/h, é bem perceptível a dificuldade de lidar com uma direção instável.

 

Já teve um problema com a suspensão do carro? Vá até as nossas redes sociais e conte sua experiência pra gente. Fique ligado, que mais conteúdos como esse estão chegando para deixar a relação entre você e seu automóvel ainda mais confiável.

 

Faltou alguma coisa? Vá até as nossas redes sociais e deixe sua dúvida.  E continue visitando nosso blog para mais notícias e dicas valiosas sobre o universo automotivo.