Combustível adulterado: Conheça 5 sinais - Facility ABM

Combustível adulterado: Conheça 5 sinais

10 de outubro de 2022
Combustível adulterado: Conheça 5 sinais

 

O perigo de abastecer com combustível adulterado vai muito além dos danos para o motor. Contaminação do óleo, carbonização, depósito de resíduos e até deformação dos pistões e outros componentes podem acontecer e causar um baita prejuízo. Sendo assim, fique de olho nos sinais de adulteração e evite postos clandestinos.

 

  1. Luz de alerta do motor

No painel do seu carro, uma pequena luz no formato de um motor pode se acender indicando que algo está errado. Uma possível causa para isso é o combustível adulterado. Não é o único motivo para a luz acender, mas fique alerta. Caso ela se acenda logo após você ter abastecido, muito provavelmente o etanol ou a gasolina não são puros.

 

  1. Aumento de consumo

Se você abastece frequentemente com a mesma quantidade de combustível, mas ocasionalmente trocou de posto e notou um aumento de consumo, ligue o alerta. Combustíveis adulterados costumam ser consumidos mais rápido pelo motor, que utiliza a parte dele desnecessária para a combustão.

 

  1. Óleo contaminado

Em sua troca de óleo, observe se o líquido que saiu do cárter apresenta alterações muito grandes em suas características. Vale lembrar que, em geral, isso acontece quando o etanol recebe água demais ou a gasolina recebeu solventes como forma de aumentar o volume.

 

  1. Perda de performance

Se você notar que o carro parece não estar com a mesma “disposição” logo após abastecer em algum posto, provavelmente acabou de colocar combustível adulterado.

 

  1. Motor engasgando

Quando o motor do seu carro começa a engasgar ou falhar, fique atento. Antes de levar em consideração uma retífica ou qualquer gasto muito alto com mecânicos, lembre se abasteceu em algum lugar diferente nos últimos dias. Deixe o tanque esvaziar um pouco e volte a abastecer em seu posto de confiança. Se o problema passar, provavelmente o contratempo estava no combustível.

Mas não se esqueça! Todos esses problemas podem ter mais de uma razão e não apenas o combustível. O ideal é sempre fazer as revisões do seu carro e abastecer em locais de confiança.

Faltou alguma coisa? Vá até as nossas redes sociais e deixe sua dúvida.  E continue visitando nosso blog para mais notícias e dicas valiosas sobre o universo automotivo.