Simulado do Detran

Quantas vezes acabamos nos deparando com alguma dúvida sobre o que pode ser considerado uma infração de trânsito e o que indica determinada lei do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)?

Questões frequentes acabam surgindo pela inacessibilidade que algumas normas de trânsito apresentam, seja pela linguagem em que estão expressas ou pelos meios escassos de acesso ao Código de Trânsito.

Logo, a saída é buscarmos materiais mais acessíveis, que sejam capazes de tornar as Leis de Trânsito de mais fácil entendimento. Para isso, temos, disponíveis na rede, artigos, vídeos, entre outros materiais, e, a partir de agora, você poderá contar com mais uma ferramenta para conhecer melhor as normas de trânsito: o Simulado do Detran, que será disponibilizado pela empresa Doutor Multas.

Por meio do simulado, os leitores poderão adquirir conhecimento de forma interativa, o que garante um melhor entendimento sobre aquela Lei que você nunca conseguiu interpretar.

 

Como funciona o simulado do Detran?

O simulado será composto por 30 questões que oferecerão quatro opções de resposta, dentre as quais o leitor poderá escolher apenas uma.

As questões apresentam situações de trânsito pelas quais qualquer pessoa pode passar, buscando trazer, ao leitor, o entendimento sobre como a lei funciona para determinada situação e que tipo de atitude pode ser considerado uma infração de trânsito.

Às vezes, ao consultarmos alguma lei, conseguimos entender o seu objetivo, mas acabamos ficando na dúvida quanto à situação em que ela pode ser aplicada. Por meio das questões do simulado, essas leis podem ser entendidas via circunstâncias reais, permitindo, ao condutor, compreender por que e em quais situações ela deve ser seguida.

Para realizar o simulado, o leitor terá um tempo de 40 minutos. Ao fim desse tempo, será gerado um resultado referente ao seu percentual de acertos, permitindo que ele saiba qual é o seu nível de conhecimento sobre as leis de trânsito.

O percentual de acertos considerará apenas as questões que foram respondidas. Assim, se você não conseguir responder todas dentro do tempo estipulado, isso não afetará seu resultado.

O simulado também estabelece um percentual de acertos para que você obtenha aprovação: 70%. No entanto, não se preocupe se você não acertar 70% das questões, pois você pode consultar outros materiais pedagógicos sobre normas de trânsito e utilizá-los como auxílio para entender melhor alguma norma específica.

Depois disso, você pode realizar o teste quantas vezes achar necessário, talvez para compreender melhor alguma questão que não tenha entendido na primeira vez, já que o tempo para o realizar é limitado.

 

Quem pode realizar o simulado?

O simulado pode ser realizado por qualquer pessoa que tiver interesse ou necessidade de conhecer as normas do Código de Trânsito Brasileiro. Basta que o leitor tenha um conhecimento mínimo sobre as regras dispostas pelo Código para que consiga entender a proposta das questões.

Apesar de tratar de normas do Código de Trânsito, o simulado não utiliza uma linguagem jurídica e associa as regras às situações comuns, permitindo o fácil entendimento das proposições de cada questão. Por isso, qualquer pessoa pode realizá-lo.

O simulado pode ser um grande auxílio para quem está realizando o processo de habilitação pela primeira vez. Em um primeiro contato com a legislação, pode ser difícil interpretar todas as normas, conforme estão dispostas no Código. Assim, por meio do simulado, quem está realizando o processo de habilitação pode entender de forma mais fácil como funcionam as Leis e em quais situações elas devem ser aplicadas.

O simulado também é indicado como forma de estar em dia com as atualizações das Leis. Sabemos que o Código de Trânsito Brasileiro está em constante atualização e, muitas vezes, o que aprendemos no nosso processo de habilitação já não tem mais validade.

Assim, por meio das questões, o condutor pode saber se ainda está atualizado e, caso não esteja, pode aproveitar para aprender o que foi modificado.

Quem realizou o processo de habilitação já há algum tempo também pode utilizar as questões do simulado como forma de relembrar determinadas normas do CTB.

Sabemos que existem algumas poucas regras que utilizamos no trânsito cotidiano. Por esse motivo, algumas outras, que devem ser seguidas em situações mais específicas, acabam sendo esquecidas.

Por isso, é importante que o condutor volte a consultá-las para que saiba como agir em algumas situações atípicas pelas quais pode acabar passando, como nos casos de acidentes, por exemplo.

De modo geral, o simulado pode ser útil para todas as pessoas que responderem às questões, pois é dever de todo cidadão conhecer as leis que regem o trânsito brasileiro, ainda que não sejam condutores. Pedestres também precisam saber quando têm o direito à travessia, por exemplo, e isso só pode ser descoberto por meio da consulta às leis dispostas no Código de Trânsito Brasileiro.

Por isso, se você deseja melhorar os seus conhecimentos, acesse o link e responda às questões propostas pelo simulado elaborado pelo Doutor Multas.

E, caso tenha alguma outra dúvida ou algum problema relacionado a infrações de trânsito, entre em contato pelo 0800 6021 543 ou pelo e-mail doutormultas@doutormultas.com.br.

2018-04-26T17:31:36+00:00