Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito começou no dia 18 e se encerrará no dia 25 de setembro. Este ano, o movimento possui o tema “#UniãopelaVida e vem acompanhando a evolução das ações de educação no trânsito do Denatran.

Em 1997, a campanha de educação no trânsito começou com a intenção de despertar na população a responsabilidade de cada indivíduo na redução de acidentes automobilísticos.

De acordo com o Contran, a Semana Nacional de Trânsito tem o objetivo de propor à sociedade uma reflexão sobre uma nova perspectiva comportamental na mobilidade. É uma ação de conscientização e estímulo para os condutores de todos os tipos de veículos.

Durante a campanha são promovidos eventos e ações educativas, realizadas pelas entidades e órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito.

Também durante a Semana Nacional de Trânsito, será lançado o Plano Nacional de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). O Plano aborda o comando de metas e a necessidade de ações em diferentes áreas de atuação para reduzir o índice de mortes no trânsito.

A campanha é prevista no Código de Trânsito Brasileiro e há 21 anos desempenha o papel de despertar cada cidadão para a criação de um ambiente favorável no trânsito através do desenvolvimento de atitudes, posturas e valores individuais.

“O primeiro passo, para ser um bom motorista e um bom cidadão, é fazer uma autocrítica honesta do próprio comportamento ao volante, do grau de agressividade e dos maus hábitos. Depois disso, é possível adotar um padrão de comportamento civilizado e aceitar as deficiências das outras pessoas”, relatou Celso Alves Mariano, especialista e diretor do Portal de Trânsito.

 

Como é a sua direção?

Você respeita todas as leis, regras, sinalizações e limites de trânsito?

Conduz o seu veículo com a atenção total no trânsito?

Respeita os limites do seu corpo e não dirige quando está indisposto, com sono e/ou inseguro?

 

Comece a mudança por você!

Seja a paz no trânsito!

 

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também possam se conscientizar sobre a Semana Nacional de Trânsito.

2018-09-20T16:54:03+00:00