Saiba os riscos de dirigir sob a influência de álcool

Dirigir sob a influência de álcool representa um perigo independentemente da quantidade ingerida e da distância percorrida com o seu veículo.

Apesar de muitos conhecerem os riscos da mistura entre o álcool e a direção, muitas pessoas acreditam que beber pouca quantidade ou dirigir alcoolizado apenas por pequenas distâncias não representa uma ameaça para a vida e segurança no trânsito.

Estudos médicos demonstram os mais variados sintomas no corpo humano após a ingestão do álcool, entre eles estão a diminuição da capacidade psicomotora, alteração na capacidade de raciocínio, retardo para respostas e condições adversas, visão e audição alteradas, falta de atenção, perda de reflexo e sonolência.

Todos esses sintomas são imediatos e prejudicam diretamente a sua condução.

 

Dirigir alcoolizado é crime?

De acordo com o Art 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), beber e dirigir é uma infração administrativa.

Veja o que diz o Art 165 do CTB:

Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência:

Infração – gravíssima;

Penalidade – multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses.

Medida administrativa – recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, observado o disposto no § 4º do art. 270 da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 – do Código de Trânsito Brasileiro.

Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses.

 

O valor da multa por dirigir embriagado é o mesmo para o caso do motorista se recusar a fazer o teste do bafômetro, R$ 2.934,70

 

Dirigir alcoolizado pode ser crime

Dirigir de forma agressiva e ameaçadora após a ingestão de álcool ou substância psicoativa é crime previsto no Art 306 do CTB.

Veja o que diz o Art 306 do CTB:

Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência:

Penas – detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Parágrafo único. O Poder Executivo federal estipulará a equivalência entre distintos testes de alcoolemia, para efeito de caracterização do crime tipificado neste artigo.

 

 

Pense bem antes de conduzir um veículo após a ingestão de álcool, a perda pode ser enorme.

Seja a mudança no trânsito, seja um motorista consciente, seja um motorista tranquilo!

 

Facility na Semana Nacional do Trânsito.

#UnidosPelaVida

 

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam os riscos de dirigir sob a influência de álcool.

 

 

2018-09-21T17:38:35+00:00