Saiba os riscos de dirigir com sono

Muitos motoristas ignoram o sono e cansaço, pegam na direção do veículo e colocam em risco a vida de todos os presentes no trânsito.

Dirigir por longas rodovias ou por horas em um congestionamento é extremamente cansativo, o corpo reage e os seus limites precisam ser respeitados.

Em abril de 2017, o Detran SP apontou que 20% dos acidentes de trânsito estão ligados à sonolência.

O índice foi apontado através de um estudo realizado pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN). De acordo com o estudo da ABN, os horários com o maior registro de acidentes são durante a madrugada e após o horário de almoço.

“Assim como os acidentes causados em decorrência do consumo de bebida alcoólica, os acidentes ocasionados pelo sono podem e devem ser evitados. Para isso, é preciso conscientização dos motoristas. É importante que o cidadão sempre conduza seu veículo com segurança”, destacou Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran SP.

 

Efeitos no corpo durante uma condução sonolenta

A sonolência gera lentidão, dificuldade em manter os olhos abertos, perda de memória em curto prazo, pensamentos vagos e desconexos, redução dos sentidos e tempo de reação.

Um motorista sonolento tem dificuldade em manter uma velocidade continua e de permanecer na mesma faixa, além de ficar desatento para as sinalizações, trajeto e condições adversas.

 

Café e energéticos ajudam?

Nem café, nem energéticos e nenhum outro método funciona na prática da condução de um veículo quando o motorista está sonolento. Todas essas alternativas são paliativas e podem piorar a situação, pois o condutor fica sujeito a micro sonos de 4 a 5 segundos.

 

O que fazer para evitar uma condução sonolenta?

Para manter a segurança e preservar a vida, jamais dirija quando estiver com sono.

Nenhuma alternativa paliativa pode amenizar os efeitos da sonolência no seu corpo.

Durma antes de pegar na condução, mantenha uma alimentação leve durante o percurso, realize pequenas paradas para descanso e simplesmente pare em um local seguro para dormir quando perceber uma sonolência profunda.

 

Dirigir com sono pode ter o mesmo efeito de dirigir alcoolizado.

Não arrisque a vida de ninguém!

Seja um motorista tranquilo!

 

 

Facility na Semana Nacional do Trânsito.

#UnidosPelaVida

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também possam conhecer os riscos de dirigir com sono.

2018-09-21T17:27:15+00:00