Saiba como a proteção veicular pode ajudar você!

A proteção veicular é uma maneira de garantir que, caso aconteçam acidentes ou outros imprevistos, você possa contar com serviços de auxílio e seu patrimônio estará protegido através de uma associação de proteção veicular.

As associações são alternativas mais acessíveis que garantem a segurança do seu automóvel. Por isso elas estão se tornando cada vez mais presentes no mercado brasileiro. Mas como elas funcionam? E como saber qual associação vai cobrir suas necessidades? Veja isso no texto abaixo.

Afinal, o que é uma associação de proteção veicular?

Elas são entidades que surgiram a partir de grupos de cidadãos auto-organizados. Como assim? Há décadas atrás, havia pessoas cujo trabalho dependia dos seus veículos, como caminhoneiros e taxistas. Muitas dessas pessoas se encontravam na margem do mercado de seguros tradicional. Esse mercado se recusava a vender-lhes seguros, seja porque trabalhavam com cargas perigosas ou por causa das regiões onde exerciam seus empregos.

Frustrados com as seguradoras tradicionais, eles começaram a se organizar em associações onde os associados contribuíam para um fundo geral. Quando alguém sofria um acidente ou outro imprevisto, os fundos da associação eram utilizados para cobrir os custos do ocorrido. Assim, a associação diluía os custos de cada evento e os associados se ajudavam mutualmente.

Com o passar do tempo as associações foram evoluindo. Isso acarretou várias mudanças. Elas foram se tornando maiores, mais complexas, começaram a oferecer serviços mais diferenciados e se tornaram capazes de auxiliar os seus associados de várias formas além de simplesmente cobrir os seus gastos. Isso nos traz à associação moderna, como a Facility, que possui uma gama de benefícios para seus associados que vão desde auxílios no trânsito até descontos em lojas e serviços. É o resultado da evolução dos benefícios que a associação oferece aos seus membros.

O tamanho do problema

Mas o motivo principal que leva alguém a buscar a proteção automotiva, isso é, proteger o seu patrimônio veicular, continua sendo uma parte essencial das associações. Especialmente quando consideramos o problema que a violência urbana se tornou nas cidades brasileiras modernas.

Dados de 2016 apontam 57 furtos de carros por hora no Brasil. Isso dá 1.368 furtos por dia, 9.576 por semana, uns 38 mil por mês e em torno de 460 mil furtos no ano inteiro. E isso são apenas furtos, sem contar roubos (para quem não lembra, roubo é quando há ameaça ou agressão à vítima).

Alguns lugares são piores que outros, é claro, mas o problema é generalizado. Em um documento produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2015 foram 509,9 mil veículos perdidos para roubos e furtos. O pior estado nesse ano foi o Amapá, com um média de aproximadamente 824 roubos ou furtos para cada 100.000 veículos. No ranking estadual, Goiás (798 roubos ou furtos a cada 100 mil veículos) e Rio de Janeiro (775,8 furtos ou roubos a cada 100 mil veículos) aparecem logo atrás.

Embora esses estados estejam liderando a lista, quando o assunto são as capitais, os números são diferentes. A capital estadual líder em roubos e furtos em 2015 foi Porto Alegre (1.610,8 furtos ou roubos a cada 100 mil veículos), seguida por Porto Velho e São Paulo. É um problema do qual não se pode escapar no Brasil.

Proteção completa e acessível

É preciso, considerando essa situação de criminalidade, que o cidadão brasileiro busque formas de lidar com essa questão e garantir a segurança do seu patrimônio. Caso você venha a sofrer um acidente ou um furto, você não quer ficar de mão abanando, especialmente levando em consideração quanto trabalho e economia é necessário para adquirir e manter um veículo.

O seguro é uma opção tradicional. Porém, ele pode ser caro para o seu orçamento ou você pode acabar nas mãos de uma seguradora pouco confiável. Contra essas possibilidades surgem as associações de proteção veicular, como a Facility, capazes de oferecerem serviços com eficiência e a preços acessíveis.

As associações de proteção automotiva estão inteiramente amparadas pela lei, tanto pela Constituição Federal (que garante o direito dos cidadãos à livre associação) como pelo nosso Código Civil. São organizações legais e que tem todo o direito de funcionar no país.

O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, no ano de 2012, comprovou isso através de uma decisão judicial. A decisão afirmou que não é proibido pela lei a capacidade de cidadãos se associarem para cobrir despesas provocadas por eventos futuros.

Torne-se Facility e aproveite nossos benefícios

O plano de benefícios automotivos da Facility inclui auxílio chaveiro, borracheiro, eletricista, mecânico, reboque, uma semana com carro reserva, transporte eventual e hospedagem. Isso tudo está disponível a um associado Facility em um momento de necessidade. Por isso, dê uma olhada no nosso site e faça uma simulação para saber como seria ser um associado e seus custos. Não se esqueça, tem Facility tá tranquilo.

2018-06-04T00:53:36+00:00