Saiba como pilotar sua moto com segurança no inverno

Clima frio e chuvoso certamente é uma das piores experiências que um motociclista pode passar. O incômodo não é a pior consequência, mas sim a insegurança que a situação provoca. Com o corpo frio, nossos reflexos ficam mais lentos, e a capacidade de movimentação é afetada. Como sabem os motociclistas mais experientes, mãos e pés gelados parecem ficar imobilizados, o que pode prejudicar a condução da moto.
O corpo humano possui uma temperatura ideal de funcionamento, que é entre 36 e 37,4 ºC. Acima disso, é febre. Abaixo, hipotermia. É essencial estar vestido adequadamente para que a temperatura corporal seja mantida entre 36 e 37,4 ºC.
Assim que chega o inverno e dias chuvosos, é preciso se prevenir antes de pegar uma moto para conduzir. Pilotar nesse tipo de clima exige equipamentos adequados, além de alguns cuidados especiais para que a sua viagem seja segura.
O fato térmico é essencial, pois mantém a temperatura corporal e impede que o corpo do motociclista fique molhado e isso aumenta a sensação de comodidade e possibilidade de uma direção mais segura. Hoje em dia, existem diversas lojas que oferecem todo o tipo de acessório impermeável com materiais de qualidade.
A balaclava é um acessório utilizado por dentro do capacete para manter a temperatura na área da cabeça. É através da cabeça que 40% da temperatura corporal é perdida, por isso é de extrema importância aquecer também a cabeça.
Os pés devem estar protegidos com meias grossas e botas de cano alto com solas de borracha.
As luvas protegem tanto do frio, quanto em caso de queda. Escolha luvas quentes, confortáveis e impermeáveis.
Se você não pode investir em um “kit de inverno” para motociclistas, é recomendado que seja utilizada três camadas de roupas. A primeira camada deve ser de um tecido grosso e quente, a segunda deve ser larga para que haja circulação de ar entre a primeira e a terceira tem a função de proteger da chuva.
Independente do clima, pilote sua moto sempre equipado adequadamente. Não esqueça que capacete, jaqueta, luvas, calça comprida e botas são itens fundamentais para a sua segurança em qualquer que seja a temperatura.

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas redes sociais para que seus amigos também saibam como pilotar uma moto adequadamente em baixas temperaturas.

2018-07-16T07:16:14+00:00