Gasolina ou Gasolina Premium? Qual você deve escolher?

Quando o assunto é gasolina, vale a Premium?

25 de agosto de 2021
Quando o assunto é gasolina, vale a Premium?

Se você tem carro, com certeza precisa abastecer. Se você precisa abastecer, com certeza você já viu ou pensou em abastecer seu carro com as gasolinas premium. Mas, afinal, o que é uma gasolina premium? Vale a pena abastecer com ela?

 

As gasolinas premium são compostas por aditivos já utilizados na gasolina aditivada que ajudam na conservação e limpeza do motor. A principal diferença é em relação à octanagem. Enquanto a comum e a aditivada têm 87 octanas (ou IAD – índice antidetonante), a premium tem 91 octanas.

 

Mas, afinal, o que vem a ser octanas? Elas vêm de octanagem: a medida de resistência da gasolina à queima espontânea que ocorre dentro da câmara de combustão. Assim, com maior octanagem, é possível que os motores operem com maiores taxas de compressão, o que se traduz em melhor eficiência.

 

Mas é importante saber que a octanagem terá efeito significativo somente nos carros de alta compressão. Ou seja, nos mais potentes, geralmente os esportivos de luxo. Geralmente, esta orientação costuma estar no manual do veículo e na tampa do reservatório. Nos demais veículos, o efeito da premium é imperceptível.

 

Porém, não se pode dizer a mesma coisa do contrário. Utilizar combustível comum ou aditivado em automóvel feito para trabalhar com gasolina de maior octanagem pode resultar em piora de desempenho.

 

Agora que você sabe disso, pode escolher a melhor gasolina para a melhor performance do seu carro.

 

Veja mais informações sobre o seu carro em nosso blog: http://facility.org.br/noticias/