Projeto de Lei visa criar categoria de CNH para carros automáticos

Desde 2017, está em trâmite um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados que visa criar uma categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para carros de câmbio automático.

O projeto de Lei de número 7.746/2017, de autoria da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB/RO), originalmente previa a separação da categoria A da carteira de motorista. Porém, o relator Hugo Leal (PSB/RJ) propôs um substitutivo para expandir o projeto inicial para todas as categorias da CNH.

De acordo com esse projeto, a Carteira Nacional para veículos de câmbio automático seria reservada somente para este modelo de automóvel. Isso significa que o motorista que realizar o curso e for aprovado nas avaliações do Detran, não poderá conduzir um veículo de câmbio manual.

Muitas pessoas estão preocupadas em perder o direito de dirigir os veículos dos dois modelos de câmbio, mas os motoristas que já possuem a habilitação para automóveis manuais não serão proibidos de conduzir as versões automáticas.

Especialistas se dizem a favor do Projeto de Lei para a CNH de carros automáticos, pois a medida possibilitaria a obtenção da carteira de motorista por pessoas com determinadas limitações.

Segundo o relator do Projeto, a intenção seria justamente essa, tornar a direção mais inclusiva.

“A medida beneficia inúmeras pessoas que, por apresentarem algum tipo de deficiência física, somente teriam condições de conduzir veículos automáticos. Assim, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tornar-se-ia mais inclusivo. No entanto (…), propomos estender essa possibilidade a todos os tipos de veículos. Afinal, o câmbio automático [ou automatizado] está presente também em automóveis, ônibus, micro-ônibus e caminhões”, disse Hugo Leal.

Se você que já possui a CNH para dirigir carros estava preocupado em não poder optar pelos dois modelos de câmbio, pode ficar tranquilo, se o projeto for aprovado a sua permissão não será alterada.

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também possam conhecer mais sobre o Projeto de Lei para a CNH de carros automáticos.

2018-08-20T11:33:25+00:00