As principais profissões para quem quer ganhar dinheiro dirigindo

O Brasil ainda está vivendo um momento de crise financeiro. A inflação e o desemprego estão sendo problemas para milhões de brasileiros, dificultando o pagamento de contas no final do mês.

Como resultado disso, muitos tem procurado novas carreiras ou formas de complementar a renda que já possuem. Por esses motivos, preparamos esse texto com algumas das principais formas de trabalho com veículos e como você pode se inserir nelas.

Taxista

A atividade de taxista como profissão está regularizada no Brasil há mais de cinco décadas. Então, para exercer a profissão de uma forma legal é necessário cumprir uma série de pré-requisitos formais. Além da documentação pessoal necessária estar em dia e da carteira de habilitação, precisa-se receber o aval do governo municipal onde se planeja trabalhar. É necessário obter essa permissão com a Secretaria de Transporte do seu município e/ou do órgão responsável pela regulamentação dos serviços de táxi.

Você terá que realizar um curso preparatório, com uma carga horária pré-definida, onde vão lhe ensinar como se locomover dentro da área urbana sendo taxista. Também é preciso possuir o veículo que você utilizará para prestar o serviço ou dirigir o táxi de um terceiro. Dependendo da categoria de táxi que você optar, o seu veículo precisa se encaixar dentro do padrão da categoria.

Finalmente, você pode escolher entre ser autônomo ou fazer parte de uma empresa de táxi. O autônomo possui maior liberdade e tem a flexibilidade de trabalhar de acordo no próprio ritmo. Quem se filia a uma empresa possui uma oferta de clientes maior, fazendo parte de uma organização maior. Porém, os filiados precisam repartir as receitas do seu trabalho com a empresa, não tendo uma obtenção líquida dos seus proventos.

Caminhoneiro

Para quem quer seguir a carreira como caminhoneiro, é primeiro preciso adquirir a carteira de motorista com a habilitação correta. A categoria C lhe dá direito de dirigir veículos de carga sem articulação, também conhecidos como caminhões trucados. Ela não dá o direito de dirigir carretas nem veículos de passageiros. Para obter a categoria C é necessário ter a categoria B por no mínimo um ano, tendo concluído o período de permissão e não ter cometido infração grave ou gravíssima.

A categoria D dá o direito de conduzir os veículos da categoria C, mais veículos com mais de 8 passageiros e veículos com cargas perigosas. Para adquirir a categoria D é necessário ter no mínimo 21 anos, ter dois anos com a categoria B ou um ano de categoria D.

Finalmente, para quem quer transportar as maiores cargas, é preciso possui habilitação na categoria. Ela permite o motorista transportar veículos com mais de um módulo e com cavalo mecânico com implementos. Para tirar a categoria E é necessário ter no mínimo 21 anos e possuir habilitação nas categorias C ou D por no mínimo um ano.

Os caminhoneiros enfrentam jornadas longas e muitas vezes cansativas. Porém, eles podem ter bons rendimentos dependendo da carga que transportam e dos trajetos que fazem. Não é para qualquer um, mas há quem não consegue imaginar a vida fora da estrada.

Uber

Gradualmente, mas constantemente, o Uber vem se inserindo no mercado brasileiro. Ele surgiu como um serviço de transporte privado difundido e organizado através da internet, por meio de

smartphones, originário dos EUA. Por parte do usuário é tudo muito simples: se conectar à internet, abrir o aplicativo, escolher um carro que esteja nas proximidades e pronto.

Muito dessa facilidade se dá porque o Uber não é uma empresa de transporte tradicional. Ela não “contrata” os seus empregados na forma tradicional, mas permite que eles usem carros próprios para transportar passageiros e recebam um valor em troca do seu trabalho. Os motoristas não possuem jornadas fixas, nem estão sujeitos à legislação trabalhista tradicional. Por causa disso, muitos escolhem trabalhar no Uber como uma forma de complementar sua renda. Já que é possível trabalhar uma quantidade flexível de horas, você pode ter outro emprego e trabalhar no Uber nos horários livres.

Para se tornar um motorista do Uber, deve-se visitar o site da empresa e preencher um formulário, assim como enviar os seus documentos. Importante ressaltar que não é possível dirigir no Uber com a Permissão Para Dirigir, apenas com a Carteira Nacional de Habilitação permanente.

Ganhando dinheiro sobre quatro rodas

Essas não são as únicas opções, é claro. Existem outros aplicativos como o Uber, outros serviços de transporte privado, empresas de transporte e logística que precisam de motoristas, e outros mais. Porém, queríamos ressaltar aqui algumas das mais populares e disponíveis.

Independentemente de você trabalhar nesse ramo ou não, é importante você manter o seu patrimônio devidamente protegido e garantir sua segurança no trânsito. Por isso, dê uma conferida no Programa de Benefícios Automotivos da Facility e veja como ele pode garantir sua segurança e do seu automóvel. Não apenas isso, mas o Programa também oferece uma série de benefícios e auxílios caso ocorra um acidente ou outro imprevisto.

2017-10-18T13:41:37+00:00