Posso dirigir com os pés descalços? Entenda o que diz a lei

No trânsito existem leis, regras, normas e regulamentações impostas pelas entidades que fiscalizam o tráfego, como o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que é um órgão executivo da União, cuja finalidade é supervisionar, coordenar, controlar e fiscalizar a política do Programa Nacional de Trânsito.

Estão sob o controle do Denatran os Dentrans estaduais. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é um órgão normativo e consultivo, responsável pela regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pela atualização permanente das leis de trânsito.

As leis, regras, normas e regulamentações existem para zelar pela segurança de todos. Como conduzir um veículo com os pés descalços não apresenta risco algum, não existe uma lei que proíba tal ato.

Vários motoristas defendem que os pés descalços aumentam a sensibilidade dos pés com os pedais e facilitam as coisas.

O CTB não faz nenhuma menção explícita sobre o motorista que conduz um veículo com os pés descalços, mas proíbe o uso de calçados inadequados.

Segundo o Art. 252, inciso IV do Código de Trânsito, é proibido dirigir veículo: usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais.

Essa é uma infração média, com multa de R$ 130,16 e acréscimo de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Pela interpretação do artigo, ficam vetados os calçados que não se mantenham presos aos pés, como, por exemplo, chinelos e sapatos de salto.

Não existe uma lista oficial de calçados permitidos, apenas a proibição relativa aos calçados que não se firmam nos pés.

Como sugestão para você, segue uma pequena lista do que é permitido calçar ao dirigir o seu carro:

-Para dirigir com maior sensibilidade no contato entre os pés e os pedais do automóvel, calçados com a sola lisa e que sejam presos ao calcanhar são os mais recomendados – tais como tênis e sapatilhas;

-Os sapatos com salto inferior a 5 centímetros podem ser usados, pois não interferem no controle dos pedais;

-Uma dica para as mulheres que usam salto alto é manter sempre no carro um dos sapatos adequados à direção.

 

Agora que você já sabe o que é permitido em relação aos seus pés na condução do veículo, escolha a forma correta e mais confortável para dirigir.

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam os calçados adequados para a condução de um veículo.

2018-07-09T17:43:22+00:00