Placas dos veículos do Brasil serão alteradas para o padrão Mercosul

Em março deste ano, foi publicado no Diário Oficial da União, que todos os veículos brasileiros deverão ter a nova placa no padrão Mercosul até dezembro de 2023.

A partir de 1º de setembro de 2018, os veículos começarão a ser emplacados com o novo padrão.

Na primeira etapa, as novas placas serão adotadas em carros zero quilômetro, ou quando for realizada a transferência de município ou quando houver a necessidade de substituição das placas. Já os veículos usados terão até 31 de dezembro de 2023 para realizar a mudança da placa.

Veja o cronograma

Cronograma para veículos

 

Quanto será a nova placa?

Ainda não existe um preço estabelecido para o novo padrão das placas Mercosul.
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a nova padronização das placas determinará um preço único em todo o país, o que pode diminuir o seu custo.
Atualmente, os preços das placas variam de estado para estado.

 

Como será a nova placa?

O novo formato deverá ter o fundo branco com a margem superior azul, logotipo da Mercosul, a bandeira do Brasil, serem afixadas em primeiro plano nos automóveis e conter sete caracteres, que podem ser números e letras. O último precisa, obrigatoriamente, ser um número. Além disso, o novo formato terá um chip e um código QR Code, para facilitar a identificação de veículos roubados ou clonados nos países do Mercosul.

Veja como será a nova placa Mercosul de veículos

Zabavaka

 

Veja como será a nova placa Mercosul de motos

Placas de moto

 

A mudança para o novo padrão Mercosul pode ser antecipada?

De acordo com o Denatran, a troca fica facultativa ao proprietário até dezembro de 2023.

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam sobre a mudança das placas brasileiras para o padrão Mercosul.

2018-06-15T18:27:32+00:00