Placa no padrão Mercosul começa a valer no Rio de Janeiro

Desde terça-feira (11/09), o padrão Mercosul de placa de veículos começou a valer no estado do Rio de Janeiro.

O novelo modelo começou a ser recebido pela região da baixada fluminense.

O Detran RJ publicou um comunicado para avisar aos motoristas sobre a mudança. “A partir desta terça-feira (11.09), os cidadãos fluminenses poderão ter acesso ao novo modelo, de acordo com as resoluções 729 e 733 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A troca não será obrigatória para todos os veículos. Quem quiser trocar a placa voluntariamente ou realizar operações que envolverem novas placas já receberão o modelo Mercosul. As operações são: emplacamento de carros zero quilômetro, transferências de propriedade, de jurisdição e de município, além de alteração de categoria e troca de placas danificadas.” informou o Departamento de Trânsito.

Inicialmente, apenas será necessário a troca da placa para o novo modelo nos atendimentos mencionados no comunicado do Detran RJ.

A obrigatoriedade do emplacamento no padrão Mercosul começa a valer somente a partir de 1º de dezembro de 2018.

 

O que muda com o novo formato de placa?

O novo formato de placa possui o fundo branco e uma listra azul na parte superior. O diferencial das categorias de veículos serão as cores dos caracteres. São elas:

Particular: Preto

Comercial: Vermelho

Especial: Verde

Diplomático: Dourado

Oficial: Azul

Coleção: Cinza

 

Mais segurança

O formato Mercosul possui QR Code, chip, marca d’água, pintura difrativa dos alfanuméricos e ondas sinusoidais, estes itens de segurança dificultam a clonagem da placa.

 

Mudança gradual

O novo padrão de placa será adotado por todo o país de forma gradual.

Os veículos usados terão até 31 de dezembro de 2023 para realizar a mudança para o novo formato.

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também possam saber que o modelo de placa Mercosul começou a valer no Rio de Janeiro.

 

2018-09-17T16:42:32+00:00