Desconfia que a placa do seu veículo foi clonada? Saiba o que fazer

Se você foi surpreendido com uma multa que tem certeza que não cometeu, a placa do seu veículo pode ter sido clonada. Esse crime é muito mais comum do que se imagina, por isso é importante saber como proceder perante essa situação.

Segundo o Denatran, não existe uma legislação de trânsito que fale especificadamente sobre esse caso, assim, no final das contas, o que resta é insistir que a multa não foi cometida.

Primeiramente, você deverá registrar a ocorrência na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos mais próxima. Essa justificativa deve ser preferencialmente feita à mão, com anexos de documentos que comprovem que o veículo não estava no local que foi acusado na infração, como recibos de estacionamento, por exemplo.

Na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos também deverá ser realizada uma verificação veicular para comprovar que o carro é original. Após obter o laudo pericial, comprovando a originalidade do veículo, o condutor deverá ir à Delegacia de Defraudações e Falsificações para realizar um registro de ocorrência.

De posse desses documentos, o proprietário do veículo deverá comparecer em uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ou Posto de Atendimento Veicular (PAV) para fazer uma notificação de que o automóvel teria um clone. É preciso levar cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), RG, CPF, comprovante de residência e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Recomenda-se levar 4 fotos do carro (frente, traseira, laterais direita e esquerda) com data e impressas. As fotos podem ser utilizadas na comparação com as imagens capturadas durante uma infração.

Com o requerimento feito, o condutor deverá procurar o Detran que emitiu a multa para formalizar a queixa e dar entrada no processo administrativo de análise de veículos com suspeita de clonagem. No posto do Detran, as provas serão analisadas e, normalmente, uma perícia é realizada para comprovar a originalidade do carro.

Sendo constada a clonagem da placa do veículo, o órgão competente deverá autorizar a troca da placa, mudança na documentação e cancelamento da multa.

Não esqueça de recorrer nos prazos estabelecidos pelo órgão autuador.

 

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam o que fazer no caso de clonagem de placas de carros.

2018-07-09T18:21:37+00:00