Passo a passo para realizar corretamente uma baliza

A baliza é a etapa que mais provoca reprovações na prova de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o pesadelo de muitos motoristas inexperientes.

Para algumas pessoas, a baliza é tão assustadora que no momento da prova chega a causar sintomas físicos e emocionais, o que dificulta ainda mais um bom desempenho na avaliação.

Se você está se preparando para a prova prática de obtenção da CNH ou ainda se sente inseguro no momento de realizar uma baliza, confira agora esse passo a passo.

 

1º Passo: encontre uma vaga adequada

Se o espaço for delimitado por faixas, é preciso procurar por uma vaga um pouco maior que o seu automóvel. Uma vaga com 35 centímetros maior que o seu carro já é o suficiente para estacionar.

2º Passo: alinhe o seu veículo

Pare o seu carro paralelamente ao veículo estacionado na frente da vaga que você pretende estacionar, com a distância de um metro entre eles. Avance o seu carro, deixando o seu retrovisor um pouco mais para frente do retrovisor do veículo que já está parado.

3º Passo: utilize os retrovisores

Depois de alinhar corretamente o seu veículo, vire o volante completamente para o lado da calçada e inicie lentamente a marcha ré. Pise no freio no momento em que o farol direito do seu carro estiver alinhado com a traseira do veículo da frente. Com o veículo parado, verifique se é possível enxergar o farol direito do carro de trás com o seu retrovisor esquerdo. Outra referência é enxergar o centro do carro de trás no canto direito do retrovisor interno do seu carro.

4º Passo: entre na vaga

Com o seu carro na posição correta, vire totalmente o volante para o lado oposto ao da calçada e continue lentamente na marcha ré. O movimento deve ser realizado sem pressa para evitar que o seu pneu encoste no meio fio.

5º Passo: ajuste o seu carro dentro da vaga

Ajuste corretamente o seu carro dentro da vaga, com atenção para não encostar nos veículos da frente e de trás. O seu carro deve ficar posicionado a aproximadamente 20cm da calçada.

Antes de abrir as portas, verifique se existe algum obstáculo.

 

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também aprendam esse passo a passo de como fazer uma baliza corretamente.

2018-07-23T10:31:53+00:00