Em tempos de paralisação dos caminhoneiros, saiba como economizar combustível.

Nosso país atravessa um momento delicado que está afetando nossas vidas em diversas áreas, desde a alimentação até a locomoção. A paralisação dos caminhoneiros certamente está atingindo de alguma forma a vida de toda população.

Os postos de combustíveis ainda não foram normalizados totalmente, os poucos que são reabastecidos, geram filas imensas. Economia de combustível é sempre importante, mas atualmente é essencial, por isso separamos 6 dicas para te ajudar a economizar esse líquido tão precioso no momento, são elas:

1-Calibre seus pneus
Pneus mal calibrados fazem com que o esforço do motor para girar seja maior, e isso aumenta o consumo de combustível.
Calibre os pneus a cada 15 dias para manter o desempenho e eficiência do seu carro.

2-Troque de marcha corretamente
Consulte no manual do seu carro a rotação ideal e a velocidade ideal para a troca de marcha. Com o tempo você saberá a necessidade da troca de marcha apenas pelo som emitido pelo motor.
Lembre-se que a troca de marchas deve ser sempre suave.

3-Evite acelerar
Em uma via plana um carro a 80km/h, na quinta marcha, consome muito menos combustível que um carro a 120km/h, na mesma marcha.
Quanto menor for a rotação, mais econômico o seu carro será. Então sempre que possível, tire o pé do acelerador.

4-Revise as velas
As velas são um dos responsáveis que mais influenciam no consumo de combustível, pois são elas que geram energia na câmara de combustão do motor do carro para iniciar a queima do líquido em questão. Se elas estiverem gastas, queimarão desreguladamente o combustível.
Troque as velas de acordo com a quilometragem informada no manual do seu carro.

5-Não ande em ponto morto
Andar em ponto morto para economizar energia é um verdadeiro mito. Além de impedir a utilização do freio motor, o seu carro fica mais instável, isso eleva o consumo de combustível e aumenta o risco de acidentes.

6-Mantenha as janelas fechadas
Quando andamos com as janelas abertas estamos prejudicando a aerodinâmica do automóvel. Em estradas, opte sempre pelo ar condicionado, pois as janelas abertas quebram a aerodinâmica do carro. Em alta velocidade isso gera uma economia de 5 a 10% na conta do consumo de combustível.

-Mantenha a revisão em dia
Verifique no manual do seu carro o tempo recomendado para a realização da revisão e consulte um profissional de confiança para uma análise.
Não esqueça de sempre de checar óleo e água do radiador, trocar os filtros quando necessário, avaliar os pneus e a necessidade de alinhamento e balanceamento.

 

Lembre-se que antes da economia do combustível sua vida é mais importante. Tão essencial quanto seus cuidados com o seu carro e sua responsabilidade na direção, é a proteção veicular que você poderá recorrer em situações mais complicadas, como colisões, furtos e roubos.

Tenha uma direção consciente e cuide de sua proteção.
Na Facility tem a melhor opção de proteção veicular para você. Faça uma simulação online!

2018-05-29T18:16:01+00:00