Pane elétrica no carro, conheça as principais causas - Facility ABM

Pane elétrica no carro, conheça as principais causas

11 de janeiro de 2022
Pane elétrica no carro, conheça as principais causas

Você está na estrada viajando e, de repente, tudo no seu carro apaga, e ele para de funcionar. Ninguém quer passar por isso, mas a pane elétrica pode ser mais comum do que você pensa.

 

Sendo assim, é bom prestar atenção em alguns sinais de que o carro está prestes a ter uma pane elétrica, os quais são: faróis queimando constantemente, luzes do painel ligando e desligando, e luz de seta piscando aleatoriamente.

 

Mas, afinal, o que pode causar a pane elétrica? Conheça a seguir as peças que são as maiores causadoras desse tipo de problema.

 

Bateria

Fique de olho no painel do carro. Se a luz de bateria estiver acesa, é provável que o problema seja ela ou o alternador. Portanto, a solução é fazer uma recarga ou trocar a bateria, dependendo do tempo de uso.

 

Correia do alternador

Por ser de borracha, com o tempo, pode haver ressecamento; ocasionando rasgos e até a ruptura da correia. Sendo assim, nesse caso, basta trocar a peça por uma nova para solucionar o problema.

 

Injeção eletrônica

Em problemas na injeção eletrônica, o carro nem sequer dá a partida. Como consequência, é preciso chamar um profissional para resolver e um guincho para remover o carro, caso você esteja se locomovendo na hora.

 

Bobina

Quando ocorre o superaquecimento dessa peça, o carro apresenta problemas elétricos. Para sua segurança é deixar a bobina esfriar para religar o carro e levá-lo a uma oficina.

 

Iluminação

Usar lâmpadas que não estão de acordo com as recomendações do fabricante do veículo pode gerar uma sobrecarga no sistema e causar panes elétricas. Em outras palavras, siga sempre o manual do seu carro para evitar esse tipo de problema.

 

Fusíveis

Os fusíveis servem para proteger o automóvel de sobrecargas. Ou seja, caso o fusível quebre ou queime, o carro pode sofrer uma pane elétrica. Além disso, é fundamental a troca deles antes de colocar o veículo para funcionar novamente.

 

Agora, você já sabe os principais causadores de uma pane elétrica e pode se preparar para evitar que eles apresentem problemas. Lembre-se que a manutenção é sempre sua maior aliada.

 

Faltou alguma coisa? Vá até as nossas redes sociais e deixe sua dúvida.  E continue visitando nosso blog para mais notícias e dicas valiosas sobre o universo automotivo.