Obrigatoriedade da cadeirinha completa 10 anos

A resolução 277/2008, mais conhecida como a lei da cadeirinha, completou 10 anos e influenciou significativamente na redução do número de óbitos infantis.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2008, foram registrados 299 mortes infantis em acidentes de trânsito. Oito anos após a obrigatoriedade do uso da cadeirinha, os registros diminuíram 8%, com 275 casos de óbitos infantis.

Mesmo depois de uma década que a lei da cadeirinha entrou em vigor, muitas pessoas ainda acreditam que o uso do acessório é dispensável e têm resistência em aceitá-lo como um item essencial para a segurança das crianças.

Segundo Artur Morais, especialista na área de trânsito e transporte, o uso da cadeirinha é extremamente importante para que o número de mortes infantis continue diminuindo e ressalta que a ampliação da fiscalização é necessária para incentivar o uso do acessório de segurança.  “A cadeirinha é primordial. Tem que ser usada, com certeza, sem esquecer das crianças maiores. O cinto, sem a cadeira, fica em posição que vai causar dano. Crianças de 3 ou 4 anos ainda não têm firmeza no corpo. Quanto mais fizer campanha para usar e mais fiscalizar, mais crianças vão ser salvas”, afirmou Artur Morais.

 

Você sabe a diferença entre o bebê conforto, a cadeirinha e o assento?

O bebê conforto é o item de transporte para os pequenos de até 12 meses de vida. O acessório fixa o pescoço do bebê e mantém o equilíbrio de todo o seu corpo.

A cadeirinha é o item de transporte para crianças de 1 a 4 anos. O cinto de segurança da cadeirinha deve ser ajustado com a folga de, no máximo, um dedo, para que a proteção da criança seja mantida.

O assento é o item de transporte para crianças com idade superior a 4 e até 7 anos.  O assento permite que a criança tenha altura o suficiente para utilizar o cinto de segurança do veículo.

 

O uso da cadeirinha é indispensável para a segurança das crianças

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso das cadeirinhas diminui em 70% as chances de óbitos de bebês e entre 54 a 80% de mortes de crianças.

Não coloque em risco a segurança das crianças, use sempre a cadeirinha!

 

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam a importância do uso da cadeirinha.

2018-10-01T01:18:12+00:00