O guia definitivo sobre a bateria do carro. - Facility ABM

O guia definitivo sobre a bateria do carro.

27 de julho de 2021
O guia definitivo sobre a bateria do carro.

Você entra no automóvel, coloca a chave na ignição e quando gira nada acontece. Quem nunca teve um problema na bateria do carro? O ideal para essas situações é ter uma parceira como a Facility, mas conhecer bem esse componente do carro também ajuda muito nessas situações.

 

Por isso, preparamos um guia definitivo sobre a bateria do carro. Depois de ler, você vai saber tudo o que fazer quando a luz do painel acender, quais são os defeitos mais comuns, quanto tempo elas costumam durar, como trocar, etc.

 

Luz da bateria do carro acesa

O primeiro sinal de que algo pode estar errado com a bateria do carro é a luz acesa no painel. Isso indica um problema elétrico, que também pode estar em outro componente do sistema, como o alternador.

 

Como saber se o problema é mesmo na bateria?

Se o carro não está ligando, a culpa pode ser da bateria ou de outro componente. Alguns fatores podem indicar se a causa é mesmo a bateria:

. O motor gira lentamente quando a chave é virada.

. O carro tem mais dificuldade de ligar em dias frios.

. A impossibilidade de acionar faróis e buzina ao mesmo tempo.

. O automóvel voltar ao normal se for feito uma “chupeta” na bateria.

 

Se a bateria do seu carro está dando sinais de falhas, verifique a sua data de fabricação. A média de vida útil de uma bateria é de 2 a 3 anos após a sua produção. Se esse for o caso da sua, é hora de trocar.

 

Para trocar, consulte o manual do veículo a fim de saber o modelo correto. Em caso de substituição por uma de modelo errado, os componentes elétricos como computador de bordo e injeção eletrônica podem deixar de funcionar ou pode até haver descargas elétricas.

 

Dá para evitar problemas na bateria?

Agora que você já sabe identificar um problema na bateria do carro, é hora de aprender como cuidar dessa importante peça da melhor maneira.

 

Como já falamos, a bateria do carro tem uma vida útil, ou seja, mais cedo ou mais tarde, você terá que trocá-la. Porém, existem algumas dicas para fazer a bateria do automóvel durar bastante. Confira algumas delas:

. Apertar a embreagem antes de ligar o carro para exigir menos da bateria.

. Evitar lavar o motor e quando fizer, isolar a bateria com saco plástico.

. Verificar com regularidade se luzes, som e outros equipamentos elétricos estão desligando junto com o carro.

. Procurar instalar qualquer equipamento extra com profissionais de confiança e qualificados.

. Evitar deixar a chave virada apenas no primeiro estágio da ignição, já que isso liga os componentes elétricos.

 

Seguindo essas recomendações e ficando sempre atento a qualquer sinal de desgaste, a sua bateria pode durar mais sem deixar você na mão.

 

Pronto, agora você já não vai mais ficar desesperado da próxima vez que a luz de bateria do painel acender e o carro não pegar. Mas para ficar totalmente tranquilo, se associe à Facility e conte com o nosso suporte sempre que precisar.