O avanço dos carros elétricos

O governo da Califórnia dispõe de um plano de políticas públicas para o incentivo dos veículos elétricos e ainda facilita a compra de quem deseja o seu. Lá, 50% dos carros vendidos são elétricos, esse percentual representa metade das vendas de todo os Estados Unidos.
No Brasil, os veículos elétricos correspondem a menos de 1%, é o que aponta a agência de classificação de risco Fitch Ratings. Este ano, o governou anunciou uma redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 25% para 7%, com a intenção de incentivar a venda dos carros elétricos.
Um dos proprietários de dois carros elétricos aqui no Brasil afirma que comprou seus modelos pelo valor de R$ 75.000,00 cada, porém, um terço desse valor foi restituído pelo governo.
Muitos se preocupam com o gasto da energia elétrica, pois o veículo precisa ficar ligado entre seis e sete horas direto para recarregar todos os dias. Uma boa estratégia para a redução da conta é a aquisição dos painéis solares. Outra boa notícia é que, em média, 60% dos gastos com a instalação dos painéis são devolvidos pelo governo através do Imposto de Renda.
Enquanto o Brasil caminha a passos lentos na adesão dos carros elétricos, em alguns países da Europa os veículos tradicionais caminham para a extinção. A França e o Reino Unido anunciaram a proibição da venda dos carros com motores a combustão a partir de 2040, só em Paris esse limite é de até 2030.
Em Londres, o prazo é até 2020, para que todos os veículos sejam ao menos híbridos, ou seja, que podem ser abastecidos com gasolina ou energia elétrica.
A evolução caminha com a sustentabilidade e a previsão é que um veículo popular elétrico possa fazer 360km sem a necessidade de parar e a média para a recarga total seja de 20 minutos apenas.
No bairro de Fujisawa, no Japão, painéis solares tomam conta de todos os telhados e ajudam a abastecer todo o local.
Os carros elétricos caminham lentamente para a popularização no Brasil, mas já é realidade em muitos países que se preocupam com o aquecimento global e um processo fundamental para a sustentabilidade e economia do consumidor final.
Qual é a sua opinião sobre os carros elétricos?

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam como está o avanço dos carros elétricos.

2018-07-31T11:01:34+00:00