Multa por pane seca? Saiba como recorrer e evitar pontos na carteira!

A pane seca também conhecida como ficar “zerado” de combustível é uma infração considerada grave e além de multa o condutor do veículo recebe pontos na sua carteira. Aqui te explicaremos melhor como a lei vê a pane seca, como ela pode ocorrer, o quanto você pagaria de multa por esta infração, como recorrer a esta bem como demais informações.

O que é exatamente a pane seca e porque é considerada uma infração?

A pane seca é literalmente ter seu veículo impedido de rodar pela falta de combustível.  Quando isto acontece além de pontos na carteira, há sujeição a multa por ser considerada uma infração grave.

Quanto se paga de multa por essa infração?

Se essa infração vier a ser cometida o dono do veículo deverá pagar R$ 136,00. Porém se seu veículo tiver uma falha ou vazamento não é considerada pane seca. Esta se refere somente a automóveis que não conseguem funcionar devido à falta de abastecimento.

A origem da lei da pane seca

A legislação existe por se acreditar que a falta de combustível, ou seja o ato de não abastecer o carro é culpa direta e única do motorista o que pode danificar o estado do carro e sua circulação, prejudicando futuramente até mesmo outros motoristas.

Entendendo a legislação para entender melhor os problemas da pane seca

No artigo 230 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) conduzir o veículo em um estado de conservação ruim e que não esteja indo na manutenção e revisão ou até mesmo não passe nestas compromete a segurança, estabelecendo-se assim uma infração grave. E porque a pane seca entra nisso? Pois como foi dito, a falta de combustível se ocorrida muitas vezes prejudica a mecânica do veículo pondo em risco a segurança do motorista e demais cidadãos.

Mas a pane seca sempre estará sujeita a multas?

Nem sempre. Somente se o veículo estiver atrapalhando a circulação de outros e causando desordem nas vias públicas ou se pôr vidas em risco. Se o automóvel não atrapalhar o fluxo do trânsito, como estar parado no acostamento ou em algum ponto que por lei a parada seja permitida a infração não será considerada.

Recorrendo a infração

Antes é necessário saber que todas as infrações de trânsito são recorríveis. Para cada caso argumentos próprios devem ser utilizados. Alguns deles como erro de procedimento no seu processo, o uso da CNH para trabalhar (no caso desta ser suspensa) ou usar argumentos do próprio órgão de trânsito para rebater uma multa ou pontos na carteira são alguns dos recursos que podem ser usados.

Agora que você já conhece mais a Pane Seca, é hora de pensar em uma proteção veicular que tenha uma assistência para isto. Não conhece nenhuma? A Facility tem! Nossa empresa oferece assistência 24 horas para quando a pane seca ocorrer, evitando que você tenha pontos na carteira ou pague uma multa.

Tem Facility, tá tranquilo!

2018-03-19T21:45:30+00:00