Mecânica Básica: agora você aprende a fazer sozinho! - Facility ABM

Mecânica Básica: agora você aprende a fazer sozinho!

24 de maio de 2021
Mecânica Básica: agora você aprende a fazer sozinho!

 

Pegar a estrada é, para muitas pessoas, um momento de relaxamento. Dirigir sem ter tantos sinais de trânsito, acelerar na velocidade máxima permitida e conduzir com menos receio de pedestres são alguns fatores que levam os motoristas a gostarem desse momento de viagem.

Mas a verdade é que é preciso muito cuidado antes de sair de casa para encarar as longas pistas de carro. O horário de saída e a previsão meteorológica são sempre lembradas; mas e a mecânica do seu carro? Está em dia?

Para evitar imprevistos indesejados, vamos te ajudar a se prevenir antes, durante e depois da rota.

 

Antes de pegar a estrada…

. Verifique o óleo: ele é importante para lubrificar o motor e, assim, evitar o atrito das peças. Abra o capô do seu carro e encontre a vareta do óleo. Retire com cuidado, limpe com um pano que não solte fios, e volte com ela no reservatório. Retire mais uma vez. O nível deve estar entre as duas marcações de mínimo e máximo; e com cor clara e fluida.

Aproveite essa dica e repita no fluido de transmissão. Se a vareta estiver com pedaços e flocos de metal, leve seu carro ao mecânico!

. Água do radiador completa? Importante ter o reservatório cheio, pois ela é responsável por auxiliar o radiador a não superaquecer o motor. Antes de abrir o reservatório, tenha certeza de que o carro está desligado e frio, para não se queimar. Se precisar de água, não esqueça de adicionar antes de pegar a estrada.

. Tanque: seja gasolina, gás ou etanol, verifique se ele está completo, ou minimamente cheio, para a distância. Se for preciso, dê uma parada num posto antes de iniciar a viagem.

. Luzes e freios: eles são cruciais para a sinalização no trânsito e ajudam a evitar colisões indesejadas. Antes de sair com o carro, verifique se tudo está em ordem em uma simples volta na esquina. Que tal se prevenir assim?

 

Durante a viagem…

. Furou o pneu? Não precisa de desespero, só dos equipamentos certos de emergência! Comece retirando a calota e afrouxando os parafusos, no sentido anti-horário, com o carro ainda no chão. Em seguida, com o auxílio de um macaco, posicione no local correto e levante o carro. Remova os parafusos e o pneu para encaixar o estepe. Firme os parafusos no sentido horário e desça o carro. Aproveite para dar uma apertada final em casa um deles e pronto! Já pode seguir viagem!

 

De volta à garagem…

. Revisão em dia: caixa de ferramentas, garantia de um novo estepe e verificação da quilometragem. Dependendo da distância rodada pelo carro, é importante fazer avaliações periódicas. Tenha em mente que a cada 6 meses, ou a cada 10 mil quilômetros, você deve se programar para isso.

 

Para anotar e não esquecer de revisar:
. Troca de óleo
. Fluido de transmissão
. Água do radiador
. Luzes e freios
. Tanque
. Luzes e freios
. Equipamentos de emergência
. Revisão periódica

 

 

Agora que você já sabe como se organizar para uma viagem de carro, já pode pensar no próximo roteiro!

Partiu? Então conheça mais:

6 dicas para fazer o motor do carro durar mais.

Fique atento a troca do fluido do câmbio automático.

Qual é o melhor combustível para o seu carro flex?