Kit GNV: O que você precisa saber antes de realizar a conversão

Está pensando em instalar um kit GNV no carro para reduzir o consumo de combustível e economizar financeiramente? Saiba que a instalação do kit gás em carros está em alta no Brasil.

O último crescimento de conversões para o gás natural ocorreu durante a paralisação dos caminhoneiros, quando a falta de gasolina e etanol nos postos de combustíveis fez com que motoristas buscassem outras alternativas.

De acordo com Marcelo Mendonça, gerente de competitividade da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), “as instalações de kit GNV aumentaram de 50% a 60% durante o período da greve”.

“Acreditamos que nos próximos dois anos devemos chegar ao pico de conversões de 2007, quando eles eram superiores a 200 mil instalações por ano”, disse Marcelo Mendonça.

É fato que o GNV é um combustível mais barato que a gasolina e o etanol e isso gera uma economia enorme.

Se você está pensando em fazer a conversão para o kit gás, fique atento à essas informações:

 

Quanto custa?

De acordo com a Abegás, a conversão para o kit GNV custa entre R$ 3.500,00 e R$ 5.000,00. Porém, também será necessário realizar a mudança de veículo e vistoria após a conversão. Essas taxas variam de estado para estado.

 

Onde realizar a conversão?

Primeiramente pesquise no site do Inmetro (http://www.inmetro.gov.br/inovacao/oficinas/listagem.asp) sobre as empresas disponíveis homologadas pelo instituto.

Depois leve o automóvel no Detran e solicite a autorização ou pré-autorização para inclusão do GNV portando os seguintes documentos:

-RG e CPF;
-Carteira Nacional de Habilitação;
-Comprovante de residência;
-Recibo de compra e venda do carro.

Após a realização da entrada na autorização de instalação e pagamento das taxas iniciais, leve o carro, juntamente com a autorização, até uma oficina convertedora de GNV para executar o procedimento de conversão.

Exija as notas fiscais do equipamento e mão de obra, bem como o atestado de qualidade do instalador fornecido pela empresa que realizou a conversão.

 

Qualquer carro pode realizar a conversão para o kit GNV?

Sim, o kit pode ser instalado em qualquer veículo movido à combustão. O que varia é somente o tamanho de cilindro que o carro poderá comportar.

Os cilindros normalmente são instalados no porta-malas, mas em alguns casos a instalação pode ser realizada na parte externa do veículo.

 

Quais os benefícios em realizar a conversão para o kit gás?

A principal vantagem é a economia que o gás tem em relação ao etanol e gasolina. Segundo a Abegás, o Gás Natural pode ser de 50 a 56% mais econômico.

Você também contribui com o meio ambiente, pois o GNV polui menos que os combustíveis líquidos. Por esse motivo, o IPVA também fica mais econômico.

 

Quais os malefícios em realizar a conversão para o kit gás?

Se seu carro ainda possuir garantia de fábrica, ela pode ser perdida devido a grande mudança realizado no automóvel. Nesse caso, antes de realizar a conversão, procure uma oficina credenciada parceira da marca do seu veículo.

Outro ponto negativo é que o GNV diminui a força do motor do carro. Mas isso varia de acordo com o tipo de kit instalado e também com a capacidade do motor.

A perda de espaço no porta-malas por conta do tamanho do cilindro também pode ser um problema em alguns casos.

 

Nosso texto ajudou na sua decisão sobre a conversão para o kit GNV? Deixe sua opinião nos comentários.

 

E não esqueça de manter a proteção do seu veículo com Facility.

Tem Facility, tá tranquilo!

2018-06-13T11:07:12+00:00