Saiba como identificar possíveis problemas na suspensão do seu veículo

Problemas na suspensão diminuem drasticamente o desempenho do seu carro, por isso é preciso prestar atenção aos detalhes para identificar o que está afetado e evitar danos maiores.

Se o seu veículo estiver com barulhos fortes, instabilidade na direção e pneus com desgaste acima do normal, certamente a sua suspensão está comprometida.

A suspensão é composta pelos amortecedores, bieletas, barra estabilizadora, molas, buchas, coxins, bandeja ou braço oscilante, pivô, entre outros. Saiba agora como identificar os sinais que cada peça demonstra quando está comprometida.

Amortecedores

Quando os amortecedores estão desgastados, eles deixam de absorver os impactos e as batidas deixam de ser amortecidas. Os amortecedores desgastados geram um barulho que pode ser facilmente detectado por quem está dentro do automóvel e também é comum que ocorra um vazamento de óleo.

Bieleta da barra estabilizadora

As bieletas fazem a junção da barra estabilizadora com os amortecedores. A única maneira de analisar as bieletas, assim como as buchas, é realizando uma avaliação através de um elevador de veículos.

Coxins

Os coxins são responsáveis pela junção entre a suspensão e a carroceria. A única maneira de avaliar corretamente os coxins é retirando-os completamente para observar o seu estado.

Bandeja ou braço oscilante

Bandeja ou braço oscilante é a peça que faz a ligação das rodas com o chassi do automóvel.  Quando uma bandeja apresenta defeito, a sua estrutura fica visivelmente amassada, trincada, empenada ou fora do esquadro.

Pivôs

Os pivôs são responsáveis pela junção das partes fixas às partes móveis do veículo. São eles os responsáveis por suportar força e peso durante as situações de frenagem, aceleração e curvas. Quando os pivôs estão danificados, é comum sentir bruscas batidas na suspensão. Os problemas nos pivôs só podem ser constatados através de uma avaliação em um elevador de automóveis.

 

 

Não deixe que seu veículo comece a apresentar defeitos para recorrer a uma ajuda profissional. Realize uma manutenção periódica com um profissional de confiança e mantenha a sua segurança sempre em primeiro lugar.

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam como identificar possíveis problemas na suspensão de veículos.

 

2018-08-13T18:03:33+00:00