Gasolina ou etanol? O que vale mais a pena? - Facility ABM

Gasolina ou etanol? O que vale mais a pena?

22 de dezembro de 2021
Gasolina ou etanol? O que vale mais a pena?

 

O preço da gasolina disparou, e quem dirige com frequência já sente os efeitos disso no bolso. Com isso, surge a dúvida para os proprietários de carros flex: quando vale a pena abastecer com etanol?

 

Eficiência do etanol

O etanol é um combustível vegetal que possui 70% da eficiência energética da gasolina. Ou seja, um litro de etanol libera o equivalente a 70% da energia de um litro de gasolina.

 

Sendo assim, para ser vantajoso escolher o etanol, o preço dele não poderia superar 70% do valor da gasolina.

 

Como fazer a conta da gasolina x álcool

A conta é bem simples de fazer: divida o valor do álcool pelo da gasolina. Depois disso, o resultado não deve ser mais que 0,7. Por outro lado, se a conta der mais de 0,7, a gasolina continua sendo a melhor opção, mesmo com o valor alto praticado atualmente.

 

Vale destacar que, não é em todo veículo flex que o álcool alcança essa eficiência energética de 70% da gasolina. Na verdade, a maioria dos carros flex não é otimizada nem para etanol nem para gasolina.

 

Geralmente, esses motores, para rodarem com os dois combustíveis, utilizam uma configuração intermediária de taxa de compressão e tempo de ignição. Você pode consultar o Selo de Eficiência Energética do Conpet e do InMetro para saber a eficiência do seu automóvel.

 

Com o número em mãos, divida o número de km/l que o carro faz com álcool pelo número em km/l que o carro faz com gasolina. Por exemplo, se um carro faz 5km/l com etanol, mas 10km/l com gasolina o resultado é 0,5. Ou seja, para valer a pena abastecer com etanol neste caso, o preço dele não pode ultrapassar 50% do preço da gasolina.

 

Agora, você já sabe o que fazer. Vá abastecer com a calculadora, e tenha a certeza de escolher o combustível que pesa menos no bolso.

 

Faltou alguma coisa? Vá até as nossas redes sociais e deixe sua dúvida.  E continue visitando nosso blog para mais notícias e dicas valiosas sobre o universo automotivo.