Entenda a diferença entre os veículos de 8 e 16 válvulas

Atualmente são inúmeros modelos de veículos disponíveis no mercado, mas você entende as características de cada um?

Em relação ao motor do veículo, estão disponíveis os de 8 e 16 de válvulas.

Existem dois modelos de válvulas, as de admissão e as de escape. As válvulas de admissão são responsáveis por enviar a quantidade máxima de ar para o interior do motor, já as de escape têm a função de eliminar os gases que ficam acumulados dentro do mesmo componente.

A quantidade de válvulas influencia diretamente no desempenho do seu veículo.

Entenda agora a diferença entre os motores de 8 e 16v.

 

Motor 8v

O motor de 8v proporciona uma arrancada melhor, pois o equipamento alcança o torque máximo em rotações mais baixas. Já em velocidades maiores, o motor 8v apresenta uma potência menor.

Em relação a mecânica deste modelo de motor, por se tratar de manutenções simples e peças de reposição mais baratas, a revisão do componente é mais econômica financeiramente do que o veículo de 16v.

O modelo de motor 8 válvulas é indicado para quem circula mais com o veículo pela cidade.

 

Motor 16v

O motor 16v possui uma arrancada mais lenta, porém, em rodovias apresenta uma potência muito maior e respostas rápidas. Na cidade, este modelo gasta mais do que o motor de 8v, pois possui uma faixa de torque e potência em alta rotação.

Em relação a mecânica, o motor de 16v possui peças e sensores com o custo mais elevado, assim como a mão de obra do profissional responsável pela manutenção do equipamento.

O modelo de motor 16 válvulas é indicado para quem costuma percorrer longas distâncias com menos trânsito.

 

Agora que você já sabe a diferença entre o motor de 8 e 16v, escolha o mais adequado para as suas necessidades.

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também possam entender a diferença entre os veículos de 8 e 16v.

2018-08-29T14:00:29+00:00