Dicas para pegar estrada com carros de câmbio automático - Facility ABM

Dicas para pegar estrada com carros de câmbio automático

29 de abril de 2022
Dicas para pegar estrada com carros de câmbio automático

 

O câmbio automático chegou mesmo para ficar e está cada vez mais comum, até mesmo em carros populares. Por conta disso, os iniciantes nesse sistema podem ter muitas dúvidas de como conduzir veículos equipados assim em uma estrada. Mas fique tranquilo, este post vai solucionar os problemas.

 

O primeiro passo é entender o significado das letras do sistema de câmbio automático:

P – parking (significa estacionar)

N – neutro ou ponto morto

R – marcha a ré

D – drive (significa dirigir)

 

Com o carro em movimento, a marcha deve estar em D. Para dar ré, a marcha deve estar em R. Quando o carro não estiver em movimento, usa-se o N e, na hora de estacionar, usa-se o P.

 

Agora, confira as dicas para um aproveitamento correto da tecnologia automática da marcha ao pegar estrada.

 

1 – Não engate o N em trechos de declive.

Muita gente deixa o carro na famosa “banguela”, principalmente nas descidas. Isso não é nada bom e pode desgastar a caixa de marcha. Deixe sempre em uma marcha mais forte para contar com o freio motor.

 

2 – Muito cuidado ao usar os dois pés nos pedais.

Nos carros manuais, usamos o pé esquerdo apenas para a embreagem, enquanto o direito fica responsável pelo freio e o acelerador. Como nos automáticos não temos a embreagem, é natural que a gente passe a usar o pé esquerdo para o freio e o direito para o acelerador. Mas é preciso se acostumar antes. Se você for pegar estrada, ainda nos primeiros dias dirigindo um carro automático, tenha toda atenção, porque seu pé esquerdo ainda não está acostumado à sensibilidade do pedal do freio.

 

3 – Acelere mais nas subidas.

Os câmbios automáticos possuem um modo chamado kickdown, que reduz marchas quando o motorista pisa mais fundo no acelerador. Sendo assim, nas subidas, em que o carro precisa de mais força, você pode contar com esse recurso.

 

Essas são as dicas para você controlar melhor um carro automático e desfrutar de uma viagem tranquila no banco do motorista.

 

Faltou alguma coisa? Vá até as nossas redes sociais e deixe sua dúvida.  E continue visitando nosso blog para mais notícias e dicas valiosas sobre o universo automotivo.