Dicas para conservar seu carro em bom estado

Existem vários truques e dicas para manter um automóvel sempre “novo”.
Todo mundo tem um amigo que quando o assunto é carro, conhece altos macetes para simplificar as coisas, não é mesmo? Por isso, a gente resolveu fazer esse papel de amigo aqui no blog da Facility, reunindo as melhores informações para compartilhar com você e te ajudar a manter seu carro em excelente estado!

Paciência do condutor no período de adaptação ao veículo
Antes de mais nada, seja paciente na condução e adapte-se ao automóvel!
Para que o automóvel tenha um bom desempenho na estrada, é necessário que o condutor esteja adaptado ao seu veículo e que o seu veículo responda da melhor maneira aos comandos do condutor. Dessa forma, a paciência na tomada de decisões ao volante é indispensável.

Seja cauteloso!
Conduza com precaução todos os dias, não somente em grandes estradas, mas em qualquer lugar!
Ao adotar uma condução defensiva, o condutor já estará cuidando do seu automóvel, e este será consideravelmente menos avariado.

Combustível
Sabemos que os altos preços de combustíveis no país desanimam qualquer motorista, ainda mais quando isso afeta diretamente seus ganhos mensais. Porém, é fundamental não se deixar levar por preços excessivamente baixos, pois, este já é um fator que deve despertar a atenção do condutor, afinal: o barato pode sair caro.
Combustível muito abaixo do preço geralmente é sinônimo de má qualidade ou procedência duvidosa.

Por isso, compre gasolina somente em estações de serviço confiáveis.
Algumas estações de serviço não têm filtros de bomba, o que faz com que a gasolina seja mais suja. O condutor deve encontrar uma estação de serviço de confiança e manter-se fiel a ela, nem que o preço do combustível seja um pouco mais elevado.

Não abasteça quando uma estação de serviço acabar de ser atestada. Ao encher os tanques de combustível de uma estação de serviço, a turbulência gerada pela entrada do combustível faz com que se levantem todo o tipo de sedimentos e estes podem entupir o filtro do combustível e os injetores.

Em casos de atolamento
Mantenha a calma quando estiver com o veículo preso.
Se estiver com o veículo preso na lama, não force a parte mecânica do automóvel.
Se acelerar demais ou se fizer muitas manobras, o veículo pode afundar-se ainda mais e estragar alguma peça.
O ideal, nestas circunstâncias, é balancear suavemente o automóvel que consiga libertar-se sem qualquer dano.

Chaveiro
Essa pode parecer uma dica irrelevante, mas não é! Apesar de simples, pode fazer muita diferença na conservação da ignição do automóvel.
Alivie o peso do seu chaveiro e conduza apenas com uma chave na ignição. Não é aconselhável reunir todas as chaves que tem, num único porta-chaves porque todo esse peso danifica a ignição e faz com que esta deixe de funcionar.

Controle de consumo mensal
Faça médias de consumo com o automóvel.
Mantenha um registro no porta-luvas com as médias dos consumos de combustível efetuados.
Se verificar que o seu automóvel está consumindo mais do que o suposto, isso poderá ser um indicador que algo não está bem com o veículo.

Proteja o automóvel durante uma longa pausa
Se não vai utilizar o seu carro por mais de um mês, previna estragos maiores!
Encha o depósito de combustível, para que o mesmo não ganhe ferrugem no tanque.
Desligue os cabos da bateria para que não descarregue.
E claro, não se esqueça de lavar e encerar o carro para proteger o desgaste do exterior.

Substitua as borrachas de vedação que estão gastas
Se as borrachas de vedação do seu automóvel estão gastas e deixam que a água das chuvas entre no interior do seu veículo, a melhor solução será substituí-las o quanto antes.

Renove o estofado do automóvel
Se o estofado do seu automóvel apresenta uma cor e uma textura já desgastada, a melhor solução para renovar o visual interno é trocar o estofado do seu automóvel.

Estacione na sombra
A tinta de um carro é a primeira linha de defesa contra as adversidades meteorológicas e protege o veículo do aparecimento da ferrugem.
Sendo assim, todo cuidado é pouco, pois raios ultravioletas desgastam e corroem a tinta.
Sempre que puder, dê preferência para deixar o veículo estacionado à sombra, numa garagem ou qualquer outro local seguro e que evite ao máximo a exposição prolongada ao sol.

Pintura – retoque as falhas

Para proteger o seu automóvel, corrija as falhas que possam existir na pintura
Assim, seu veículo ficará livre da oxidação dos metais e muito mais bonito!
Verifique o fluido dos travões. Deve apurar todos os meses o estado do fluido dos travões, assim saberá de antemão se funcionam 100% e poderá evitar que percam toda a sua eficácia.

Essas foram algumas sugestões de como manter seu carro em bom estado, ainda mais se você tem planos de vendê-lo no futuro.

E aí, curtiu as dicas? Já tinha pensado nelas antes?
Então conta pra gente!

2019-06-05T09:58:57+00:00