Dez cuidados nas viagens com crianças

Arrumar a mala com roupas para o calor e frio, separar os remédios indispensáveis, programar horários, preparar os alimentos. Viajar com crianças pode ser muito divertido e inesquecível para todos, mas também pode se transformar em um desastre caso alguns cuidados não sejam tomados.

Para garantir o sucesso da sua viagem, separamos 10 dicas para que você possa realizar uma viagem bem tranquila com as crianças. Confira:

 

1 – ALIMENTAÇÃO SEM RISCOS

Evite ao máximo alimentar crianças de até 3 anos de idade com o carro em movimento, pois o risco dela engasgar e sentir enjoos são grandes. É aconselhável fazer uma leve refeição antes de pegar a estrada e fazer algumas paradas a cada 3 horas, para a ida ao banheiro e alimentação.

 

2 – BANCO DE TRÁS

Fora algumas exceções, como veículos que só possuam bancos frontais, a legislação nacional determina que crianças com menos de 10 anos de idade viajam no banco traseiro do veículo.

 

3 – CADEIRA DE SEGURANÇA

É indicada pela ONG Criança Segura, especializada na prevenção de acidentes com crianças e adolescentes o uso de algum item de retenção (bebê-conforto, cadeira, assento elevatório) até os 10 anos ou até atingir 1,45m (o que chegar antes). O dispositivo precisa ser certificado e adequado a cada etapa do desenvolvimento da criança.

 

4 – CADEIRA CORRETA

Os modelos de assentos para cada fase, de acordo com a ONG Criança Segura, são as: cadeiras do tipo bebê-conforto ou conversível (de 0 a 13Kg ou aproximadamente 1 ano), cadeira de segurança (de 9 a 18 Kg ou entre 1 a 4 anos de idade), assento elevatório ou “booster” e cinto de três pontos (de 15 a 36 quilos ou aproximadamente entre 4 a 10 anos). Acima de 36 Kg, com no mínimo 1,45m de altura e cerca de 10 anos, a criança pode usar apenas o sinto de três pontos do veículo.

 

5 – PRENDA FIRMEMENTE A CADEIRA DE SEGURANÇA

Tenha a certeza de que os cintos estejam passando pelos locais certos do equipamento. É necessário que a cadeira não se mova mais do que 2 cm de um lado para o outro. Uma boa dica é pressionar a cadeira com o joelho e, assim, tirar a folga do cinto.

 

6 – UM ADULTO NO BANCO DE TRÁS

É ideal que um adulto acompanhe a criança no banco de trás do carro para que o motorista não corra o risco de se distrair. Caso esteja dirigindo sozinho com a criança, encoste o carro se houver necessidade de auxiliar a criança.

 

7 – DÊ ÁGUA SEMPRE

Nunca se esqueça da água. A quantidade ideal varia de acordo com a faixa etária da criança. Segundo a Associação Brasileira de Pediatria, os bebês necessitam de 700 a 800 ml por dia. Dê preferência para a água mineral engarrafada.

 

8 – CONTROLE A TEMPERATURA E A LUZ INTERNA

O ar-condicionado não pode gelar muito. Use-o entre 23°C e 25°C. No caso de bebês, leve uma manta para protegê-lo e, no verão, coloque um para-sol no vidro para não incomoda-lo. O sol, mesmo que esteja aparamente fraco, pode causar queimaduras na pela da criança.

 

9 – ASTRAL

Viagens longas, por mais interessantes, são cansativas. Procure trazer um clima divertido. Mostre as paisagens que vão aparecendo durante o trajeto e leve brinquedo. Quando a criança se entedia, tende a ficar irritada, tornando a viagem ainda mais cansativa.

 

10 – CUIDE DA SAÚDE

Previna-se levando medicamentos básicos como analgésicos, antissépticos e repelente, entre outros.

 

Farmácia básica na viagem:

Medicamentos recomendados pela Associação Brasileira de Pediatria. 

Segundo a Associação Brasileira de Pediatria, é necessário carregar alguns medicamentos durante a viagem. Aqui vai a lista de quais são:

  • Antialérgicos para alergia respiratória ou dermatológica.
  • Pomada para assadura com oxido de zinco, que tem ação prolongada.
  • Protetor solar, pois um leve mormaço pode queimar a pele da criança.
  • Repelente, já que os mosquitos podem surgir até mesmo nos hotéis.
  • Soro fisiológico para caso haja ressecamento dos olhos.
  • Soro fisiológico para o uso nasal é muito útil para ambientes secos.

 

Seguindo essas dicas, suas crianças estarão protegidas e terão uma viagem tranquila e divertida. Gostou do post? Comente aqui em baixo, sua opinião é muito importante para nós. Para mais dicas, acompanhe o blog e nos siga nas redes sociais.

2018-04-27T15:45:53+00:00