Detran puxa a orelha de celebridades que desobedecem às leis de trânsito

A imprudência ao dirigir é um dos maiores geradores de acidentes e mortes, sendo o principal problema do trânsito no Brasil. É o que Maxwell Vieira, o vice-presidente da associação Nacional dos Detrans, disse em entrevista ao UOL Carros. Segundo Maxwell, 94% dos acidentes fatais acontecem por falhas do condutor e poderiam ser facilmente evitados com novos costumes ao volante.

“Acredito que o maior problema no trânsito é o comportamento do motorista. É necessário haver uma mudança coletiva e que as pessoas se conscientizem da importância de respeitar as leis de trânsito. Atitudes básicas, como não beber antes de dirigir, usar cinto no banco de trás, não usar celular ao volante e respeitar os limites de velocidade.”, disse, em entrevista ao UOL Carros.

 

Detran passa a repreender usuários que desrespeitam as normas de trânsito

Alguns casos curiosos passaram a acontecer recentemente. O Detran começou a repreender, a fim de conscientizá-las, quem faz postagens desrespeitando as leis de trânsito. Isso é feito tanto com famosos e anônimos e, normalmente, essas repreensões ganham muitas curtidas, fazendo com que as postagens alcancem um grande número de pessoas.  É claro que a intenção é essa:  disseminar as mensagens para milhões de usuários seguidores de celebridades na internet e virar exemplo para todos os motoristas.

Vieiras afirma que essa ação não tem a intenção de constranger e lembrou que usar telefone enquanto dirige é proibido por lei e dá sete pontos na carteira do motorista. Ainda assim, esse tipo de multa é uma das mais recorrentes.

 

Veja algumas personalidades que receberam um recado especial do Detran

A apresentadora Mara Maravilha foi uma das celebridades que receberam uma mensagem do Detran. Ao participar de um programa de entrevistas dentro de um veículo, a morena usou o cinto de segurança de maneira errada, colocando-o de baixo dos braços. Logo, o recado foi mandado:

“E o cinto, Mara, onde é que ele tá? Se tá sem cinto, tem que colocar! E debaixo do braço, pode colocar?  Não, não, Mara, não pode não.  Ps: imagens de TV não servem para aplicar multa, como já explicamos, mas fica o nosso alerta pra ninguém descuidar dos itens de segurança, maravilha? Vai que o Mr. Catra dá uma freada brusca.”

A filha do Silvio Santos, Patrícia Abravanel, não escapou dos puxões de orelha. O cinto também não estava correto durante um quadro em que a apresentadora entrevistava a cantora Wanessa Camargo dentro de um automóvel.  O Detran então se pronunciou:

“Posso falar?! O Detran SP fala ou não fala?! Patricia Abravanel: como diria seu pai ‘quem tem… teeem!’. E a gente tem certeza de que o Silvio não vai gostar nada de ver você e sua super convidada Wanessa Camargo com o cinto de embaixo do braço. É um perigo só… O dispositivo tem esse ‘design’ por uma razão: proteger o tronco dos ocupantes do veículo em caso de impacto, evitando projeções bruscas pra frente e consequentes fraturas. Por isso ele precisa estar bem preso no ombro e na cintura, sem folgas. Debaixo do braço nunca, tá?”

A apresentadora Angélica falou ao celular enquanto dirigia em matéria que foi ao ar no seu programa. Multa por falar ao telefone enquanto dirigi é considerada gravíssima e o valor é de R$ 293,47. A loira recebeu o seguinte alerta:

“É fã da Angélica? Conta pra ela, urgente, que falar ao telefone enquanto dirigi diminui a atenção e a falta de atenção pode causar um baita acidente. Quem sabe na próxima, a pedido dos fãs, ela vá de taxi?”

Apesar do humor, o assunto é sério e tem trazido bons resultados. Além dos milhares de compartilhamentos feitos pelos usuários das redes sociais, é fácil se deparar também com essas mensagens espalhadas por sites populares na rede.

Por enquanto, só Luana Piovani não gostou da mensagem que recebeu por infringir a lei ao dirigir um veículo com seus filhos sem usar o cinto para a proteção. O vídeo acabou sendo compartilhado pelo Detran, mas a atriz respondeu com algumas alfinetadas.

E você? O que acha desse método adotado pelo Detran para conscientizar essa geração conectada? Você reagiria bem ou teria a mesma reação que a Luana Piovani teve?

 

Deixe o seu comentário e nos siga nas redes sociais para mais novidades!

2018-04-30T12:06:58+00:00