Detran RJ oferece curso para motociclistas durante o período Maio Amarelo

Durante o período das ações do Movimento Maio Amarelo o Detran-RJ oferecerá cursos para mototaxistas e motofretistas. O cursos fazem parte do programa de educação do departamento, que durante o mês de conscientização sobre uma condução segura, terão as aulas de direção defensiva reforçadas.
O curso para motofretista foi instituído pelo Contran Nº 410/2012 e tem o objetivo de proporcionar aquisição de conhecimento, padronização de ações e atitudes de segurança no trânsito.

É fato que, com a atual crise econômica do Brasil, muitas pessoas migraram de profissões para conseguirem manter-se empregadas, com isso o número de mototaxistas e motofretistas aumentou consideravelmente. Foi justamente esse aumento no número de pessoas que utilizam motos diariamente para trabalhar que fez com que especialistas do Detran priorizassem a educação de mototaxistas e motofretistas.

Os cursos terão aulas específicas sobre frenagens, a intenção é que o condutor saiba agir corretamente para que consiga se proteger e também evite colisões com veículos e/ou outras pessoas.
Podem se inscrever tanto os motociclistas que planejam utilizar a moto como meio de trabalho, quanto os que estão precisando se atualizar sobre as leis e práticas. O curso será ministrado na Escola Pública de Trânsito (Rua Mem de Sá, 163 – Centro da Cidade) e possui a carga horária de 30horas/aula o de formação e de atualização 10horas/aula.

 

O que os candidatos necessitam?

-Ter o mínimo de 21 anos de idade e 2 anos de habilitação com a categoria A;
-Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir;
-Não estar com a habilitação cassada decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer os seus direitos;
-Possuir o documento original do Certificado de Registro  e Licenciamento de Veículo no nome próprio, caso esteja no nome de terceiros, será necessária uma autorização com firma reconhecida em cartório para a utilização do veículo durante o curso;
-Ter bons antecedentes criminais.

 

Dicas importantes:
-As vestimentas devem ser condizentes com o ambiente de ensino, será proibida a entrada de candidatos que estejam de bermuda, camiseta e chinelo;
-A tolerância de atraso será de no máximo 20 minutos;
-Para a participação nas aulas práticas, o departamento exige que o candidato vá vestido com blusa de manga comprida, calça comprida e sapato fechado.

O aluno que não cumprir os requisitos de segurança não poderá realizar a prova prática.

As inscrições acontecerão nos dias 22 e 23 de maio para o curso de mototaxistas e motofretistas. As aulas ocorrerão do dia 29 de maio até 8 de junho, nos turnos da manhã e tarde. Serão disponibilizadas 90 vagas.

Para realizar a inscrição os candidatos devem acessar o site do Detran (www.detran.rj.gov.br), entrar na aba Educação e depois na aba Escola Pública de Trânsito. Após isso, basta seguir as orientações dadas. Leita todas as informações e recomendações atentamente.

 

Gostou do nosso texto?
Compartilhe nas suas redes socais! O curso de motofretista do Detran pode ser interessante para algum amigo seu.

2018-05-22T16:26:33+00:00