Saiba tudo sobre depreciação de veículos!

A depreciação de veículos nada mais é do que a não conservação da aparência e funcionamento o que acarreta na diminuição do valor do seu veículo.

Como funciona a depreciação

A depreciação de automóveis está inteiramente ligada com a marca do carro e com como seu automóvel está no mercado “atual”. Em relação ao modelo do carro, algumas marcas não são de confiança do público desvalorizando assim seu veículo para uma posterior venda. Já quantos as marcas, muitos modelos já são considerados ultrapassados aos olhos do mercado e compradores, alguns até mesmo não tem uma boa avaliação dos usuários.

Outros fatores para a depreciação

Carros de difícil manutenção, com aparência que não “enche os olhos” do público e os menos vendidos no ramo enfrentam mais rapidamente a depreciação. Outro ponto que não pode ser esquecido, é a má condição do carro depois de usado, por isso fazer a manutenção e cuidar do seu automotivo é de fundamental importância. Gastos com as taxas cobradas anualmente em cima dos veículos também são um fator desencadeante da desvalorização.

Carros que geralmente não sofrem depreciação

Carros como os clássicos que até mesmo se tornam itens de colecionador são raramente desvalorizados, principalmente quando em bom estado de conservação. Isso acontece pela imagem que aquele carro representa de uma época, tornando-o um item de procura e que sempre é buscado pelos apaixonados por veículos. Afinal, quem nunca quis ter um item de colecionador na garagem como um conversível por exemplo?

Meu carro bateu! E agora? Ele sofrerá depreciação?

Tudo depende de como você irá restaurar seu carro e a qualidade das peças que você irá repor. Se você fizer tudo dentro da lei, garantindo a segurança para uma possível venda, não há com o que se preocupar. Os reparos depois de um carro ter batido são fundamentais para sua valorização e satisfação de um próximo consumidor. Até porque ninguém gostaria de comprar um carro em má condições de segurança e funcionamento, não é mesmo?

Carros nacionais são mais desvalorizados que os importados? Mito!

Carros importados tem um custo mais alto de manutenção causando assim menos procura pois o comprador sabe gastos que terá com o automóvel depois da compra.

Cuidando do seu carro para evitar a depreciação

Limpar seu carro com produtos químicos pouco abrasivos bem como não deixar no sol para não desbotar a pintura são fatores essenciais. Reparos em possíveis parte danificadas tanto internas quanto externas do carro com peças também de boa qualidade são importantes.

A importância de sempre ligar o carro

Ligar o carro mesmo sem dirigi-lo é de fundamental importância para não danificar a bateria do seu carro. A trocagem de óleo também é necessária para manter sempre o motor funcionando em bom estado. Um óleo de qualidade é sempre importante pois quanto maior a qualidade do óleo melhor o funcionamento do motor.

Falando sobre combustível

O combustível é sempre importante para seu carro rodar melhor, então vale a pena pagar mais caro e abastecer em um posto que você já conheça do que ser prejucado pela adulteração do combustível.

Escolha quem vai cuidar do seu carro

É sempre bom ter um mecânico de sua confiança e que você saiba o que está sendo feito no seu carro bem como as peças que estão sendo colocadas e seus graus de qualidade.

Driblando a depreciação

Para não correr o risco do seu automóvel ser depreciado, é sempre bom prestar atenção no seu veículo sempre que possível e seguir as dicas dadas acima. Evitar que pessoas das quais você não confia também na direção “peguem” seu carro tem sua importância para preservar a integridade deste.

A depreciação em números

Existe uma tabela na qual você pode se basear para ver o valor do seu automóvel no mercado de acordo com sua marca, características e modelo. Esta tabela, também conhecida como tabela FIPE, é importante para sabermos a desvalorização e cada carro ano por ano.

Invista em proteção veicular

A proteção veicular que você escolher para seu carro também será levada em conta, já que ela ajuda com problemas mecânicos e provém assistência contra roubos, furtos e incêndios, valorizando seu veículo e cuidando dele, bem como deixando você tranquilo em relação a depreciação.

Já conhece os benefícios mútuos da Facility? Não? Conheça nossos serviços de assistência em https://facility.org.br/protecao-veicular-beneficios/ e faça sua simulação online gratuita!

2018-03-20T09:13:29+00:00