Cuidado com a Pane Seca! Veja o que fazer para evitá-la

Cuidado com a pane seca: veja o que fazer se o combustível do seu carro acabar

26 de abril de 2021
Cuidado com a pane seca: veja o que fazer se o combustível do seu carro acabar

 

Ficar sem combustível no meio de uma rua movimentada é uma situação perigosa, tanto para você quanto para os carros que vêm atrás. Além disso, no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a multa para a chamada “pane seca” prevê multa de R$ 130,16, remoção do veículo e quatro pontos na CNH. Por isso, saiba o que fazer para sair dessa cilada, caso aconteça com você.

 

Pane seca! O que fazer?

Infelizmente, a pane seca não é um problema simples de ser resolvido. O motivo disso é que, muitas vezes, a bomba de combustível pode ser danificada, gerando despesas para o seu conserto, que resultam em valores maiores do que o de um simples reabastecimento do veículo. Sempre tenha em mãos os contatos da nossa assistência 24h e, de jeito nenhum, empurre o carro e/ou tente fazê-lo pegar no tranco.

 

Fique atento ao painel após o reabastecimento

O nível da reserva costuma variar entre 5 e 10 litros, pois depende diretamente do modelo do seu carro. A reserva de combustível é representada por uma luz vermelha no finalzinho do marcador. Não perca essa luz de vista, a fim de não correr o risco de passar por isso novamente.

 

Mantenha o nível de combustível acima de ¼

A pane seca acontece quando a bomba de combustível deixa de ser refrigerada, o tanque não tem líquido suficiente para manter a temperatura da bomba e “seca”. Aos poucos, ela começa a superaquecer, impedindo o funcionamento do automóvel. Tenha em mente que prevenir é melhor do que remediar e passe a rodar com mais de ¼ do tanque.

 

Combustíveis “batizados” podem causar pane seca

Perceber se o combustível é irregular não é uma tarefa fácil, mas existem algumas ações que você pode tomar para se proteger. A primeira é pedir a nota fiscal – um documento que comprova sua compra e que o posto é obrigado a fornecer. Promoções ou preços iguais para aditivados podem ser motivo de alerta.

Fique de olho também na empresa que fornece o combustível. Postos sem distribuidora exclusiva precisam informar em cada bomba qual é o fornecedor do combustível, além do CNPJ, da razão social e do endereço do posto. Essas informações servem para ajudá-lo(a) a localizar irregularidades. Você também pode pedir um teste de combustível sempre que quiser, pois os postos são obrigados a fazê-lo!

 

Veículo inativo por muito tempo é algo preocupante

Como qualquer bem de consumo, o combustível também tem prazo de validade. A gasolina comum, por exemplo, costuma durar 3 meses e, após esse período, começa a perder sua função de queimar corretamente. Conclusão: se você fica muito tempo longe do seu carro, recomendamos que abasteça o tanque e o reservatório de partida a frio com gasolina de alta octanagem.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre pane seca, conseguirá saber como agir ou ajudar alguém que esteja passando por isso.

 

Curtiu este conteúdo? Leia também:

6 dicas para fazer o motor do carro durar mais

Fique atento(a) à troca do fluido do câmbio automático

Qual é o melhor combustível para o seu carro flex?