Cresce roubo de veículos no RJ

Tanto indicador, tanto índice para crescer, justamente o roubo de automóvel vai ter um aumento significativo no Rio de Janeiro. Cada vez mais complicado conseguir comprar algo, não muito fácil tem sido manter o que se adquire.

É bem verdade que, de acordo com a pesquisa realizada, outros índices e violência diminuíram ou estabilizaram. Isto, contudo, não tem sido o suficiente para aumentar o sentimento de segurança de quem vive e transita pelo Rio de Janeiro.

O que mais precisamos é de apoio quando acontece a fatalidade do roubo de automóvel conosco. Cada dia uma batalha para voltar para casa.

Os Dados da Pesquisa

Na penúltima quinta-feira do mês de agosto de 2017, para ser mais exato no dia 24, o Instituto de Segurança Pública (referenciado pela sigla ISP) divulgou as estatísticas sobre crimes referentes ao mês de julho. Assim, o comparativo é feito sempre entre julho de 2016 e julho de 2017.

E nessa comparação entre os meses de julho de 2016 e 2017 houve um aumento de 59% no roubo de automóveis. Exatamente: um aumento de quase 60% neste tipo de crime. Em julho de 2016 foram 3.105, já em julho de 2017, foram 4.953. Mais uma coisa para preocupar os proprietários de automóveis.

No decorrer do relatório, outro aumento chama atenção: no mesmo período analisado, houve um aumento de 29% no roubo de cargas. Tantos veículos de passeio quanto utilitários tiveram dias difíceis no que diz respeito à segurança. Não bastando a insegurança nas cidades, o roubo de cargas causa insegurança econômica. Há elevação no preço dos produtos como meio de compensar as perdas.

Para encerrar com uma boa notícia, daremos destaque à diminuição nos casos de tentativa de homicídio e nos casos de lesão corporal dolosa. Houve outras diminuições também, mas o apreço à vida nos faz melhorar como sociedade.

O que fazer?

A melhor alternativa é ficar sempre desconfiado. Não ande por ruas que você não conhece bem, pesquise em jornais os horários para trafegar em determinadas parte da cidade. Sempre que possível, deixe seu carro em um estacionamento pago, pois eles tendem a ser mais seguros. E só abasteça em postos da sua confiança.

Se a prevenção não for suficiente e você for abordado, não reaja. Entregue o veículo e se afaste rapidamente, pois por mais que amamos nosso carro, sempre é possível comprar outro. Entregando o veículo em uma situação dessas você diminui as chances de ser gravemente ferido.

Caso você esteja dirigindo e fure um pneu, ou sofra algum problema no motor do carro, chame imediatamente por ajuda, seja um guincho, seja um mecânico de sua confiança. De preferência espere em algum lugar abrigado enquanto o socorro não vem: ficar solitário esperando dentro do carro pode não ser uma boa ideia.

Pergunta sobre os vidros do seu automóvel: eles têm película? Nós nos acostumamos a deixar pequenos objetos e bolsas sobre os bancos do automóvel, acreditando que a película seja o suficiente para não ver o interior. Como ou sem película, não deixe objetos sobre os bancos do automóvel.

Solução cotidiana

Seguidamente, nós falamos de gastos, principalmente do aumento de gastos. Claro, é o tipo de coisa que afeta a todos nós e que torna a vida mais difícil. A alternativa é “apertar o cinto”, ou seja, cortar o que é dispensável na tentativa de economizar. O grande problema aqui é o fato de que nem sempre temos a compreensão imediato do que é dispensável.

Vamos deixar uma coisa bem clara: proteção automotiva é indispensável. Não pense, sequer cogite, em suspender o contrato de sua proteção automotiva e contar com a sorte. Todo dinheiro gasto com proteção automotiva é um investimento seguro na qualidade de vida. Na sua, de seus familiares, e na vida útil de seu automóvel.

O que você pode fazer é trocar sua proteção automotiva para alguma que ofereça mais vantagens por um preço interessante. Pesquise no site da Facility (clique aqui para acessar) e confira as boas ofertas e excelentes estratégias que essa associação tem para oferecer.

Opte por uma associação de proteção automotiva que oferece uma ampla gama de serviços, como assistência residencial, orientação médica e jurídica, se possível com um clube de vantagens que ofereça descontos em produtos, alguns dos quais você gosta de adquirir.

Uma última palavra sobre a pesquisa

Caso você queira acessar todos os dados da pesquisa realizada pelo ISP sobre o mês de julho de 2017, você pode clicar aqui para acessar uma matéria jornalística do site

G1.com. Vale a pena, pois há uma tabela completa, fornecendo um amplo prospecto inclusive da atuação policial.

Vai viajar? Vai para o trabalho? Possui casa? Cônjuge e filhos? Esses dados criam em nós maiores preocupações além do nosso companheiro que é o carro. Nada é mais importante do que o bem-estar daqueles que amamos. Venha fazer parte da Facility. Seus dias serão muito mais protegidos, seu cotidiano muito mais tranquilo.

2017-09-12T17:33:45+00:00