Conheça os riscos de uma pane seca

Se você é o tipo de pessoa que deixa para abastecer somente quando o combustível está no final, saiba que a pane seca pode causar muitos riscos ao seu carro.

Pane seca é o nome dado a falta total do combustível, o que gera a incapacidade do veículo andar.

Além do transtorno de você precisar abandonar o seu carro em qualquer local para encontrar a pé o posto mais próximo, os danos podem sair muito mais caros.

A bomba de combustível é responsável pela distribuição do líquido do tanque para o sistema de alimentação do motor. Pouca gasolina ou etanol, sobrecarrega todo o sistema de alimentação do automóvel.

O baixo nível de combustível diminui a lubrificação da bomba, o que pode fazer com que a peça queime, além do líquido começar a expelir as impurezas do fundo do tanque.

Uma bomba de combustível tem o tempo de vida útil entre 80.000 a 100.000km, desde que esteja sendo usada corretamente, respeitando toda a manutenção preventiva. Se você tem o hábito de dirigir com o combustível no limite, essa durabilidade diminui consideravelmente.

Além dos prejuízos com peças essenciais do motor, pane seca é uma infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa no valor de R$ 130,16 e mais 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Dependendo do veículo, o nível de reserva costuma variar entre 5 e 10 litros, o que é muito pouco combustível.

Especialistas indicam que o nível mínimo é de ¼ do volume total do tanque do automóvel.

Evite andar com o seu carro na reserva.

Fique de olho no painel e evite aborrecimentos e gastos desnecessários.

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também possam conhecer os riscos de uma pane seca.

2018-08-16T16:48:46+00:00