Conheça os perigos do uso do celular ao volante

 

Dirigir é uma prática que exige a atenção total do motorista, por isso usar o celular ao volante pode ser muito perigoso, além de ser uma infração gravíssima com multa no valor de R$ 300,00 e sete pontos na carteira.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso do aparelho telefônico durante a condução de um veículo é a terceira maior causa de fatalidades no trânsito brasileiro.

Segundo a Administração Nacional de Segurança Viária (NHTSA), o uso de equipamentos eletrônicos ao volante aumenta em 400% o risco de acidentes no trânsito.

Um hábito muito perigoso dos motoristas está causando um crescente número de vítimas fatais, nas vias das cidades e nas estradas de todo o país.

Na estrada, os automóveis desempenham uma velocidade muito maior do que nas vias urbanas, o que deixa o uso do equipamento eletrônico ainda mais perigoso durante a condução.

De acordo com Horácio Mello, presidente do Cetran de Goiás e do Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito, “em quatro segundos o motorista faz cem metros. É impossível ele estar observando o que nesses quatro segundos de distração tinha na sua frente lá, cem metros depois”.

O uso do celular durante a condução reduz a atenção e dificulta as tomadas de decisão.

São inúmeras as imprevisibilidades que podem ocorrer no trânsito, entre uma freada brusca do veículo da frente, obstáculos na pista e até mesmo animais cruzando a via, é preciso manter a atenção totalmente focada na direção.

Conduzir um veículo é uma ação que exige a manipulação do volante, do câmbio e de três pedais, é humanamente impossível conseguir uma atenção total na direção enquanto se utiliza paralelamente um aparelho de celular.

E esse não é um hábito exclusivo dos motoristas de carros, motoqueiros também já foram flagrados utilizando aparelhos celulares entre as pernas e até mesmo fazendo selfie enquanto pilotavam.

Um condutor responsável sabe que a atenção precisa ser plena na direção de qualquer veículo.

Jamais utilize equipamentos eletrônicos durante a direção.

Seja um condutor consciente e evite acidentes.

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também possam conhecer os perigos do uso do celular ao volante.

2018-08-20T16:29:29+00:00